Publicidade
Início Blogueria A chave para racionalizar custos e ampliar a vida útil do data...

A chave para racionalizar custos e ampliar a vida útil do data center

0
Publicidade

Ante os vertiginosos aumentos nas despesas operacionais das empresas registrados nos últimos tempos, os executivos passaram a considerar o data center como fonte viável de economia em custos de capital e operacionais. Qual é a chave? O software para gerenciamento da infraestrutura do data center (DCIM). As ferramentas DCIM ajudam a diminuir despesas, prolongar a vida útil da infraestrutura física do data center existente, simplificar os processos de planejamento e operacionais, reduzir o consumo de energia, tanto na infraestrutura quanto nos sistemas de TI, e permitem realizar monitoramentos proativos para proteger o valioso tempo produtivo dos negócios.

Existem exemplos de softwares que funcionam como uma “camada” abrangente de toda a infraestrutura física integrada do data center e possibilitam à empresa obter entre 10% e 20% de economia em custos de capital iniciais. A visibilidade total permite que os gerentes tomem decisões seguras sobre os níveis de capacidade, a fim de adaptar a infraestrutura física existente para suportar cargas de TI mais importantes. Essas adaptações ajudam a otimizar o capital, desacelerando a geração de despesas adicionais.

O superdimensionamento inicial para proteção dos riscos dos sistemas ficou no passado. Quanto mais potência, mais refrigeração e superfície. A abordagem de fornecimento excessivo gerava data centers ineficientes, onerosos e monolíticos. Agora, o software DCIM permite tornar realidade a ideia batida de “fazer mais com menos”.

Ao transformar pontos de dados em informações úteis, tanto para os executivos quanto para o pessoal de infraestrutura e sistemas, estes softwares ajudam a otimizar os servidores mediante a remoção ou a consolidação e, por sua vez, a expandir ou reduzir a infraestrutura física em virtude das necessidades reais de capacidade, embora estas variem ao longo do ano junto com as oscilações do negócio. Assim, por exemplo, é possível otimizar recursos, diminuindo até 50% ou 60% da capacidade de potência e refrigeração de reserva.

A alta visibilidade proporcionada por estas ferramentas garante a possibilidade de incorporar mudanças de acordo com o crescimento do negócio. Pode-se ver os equipamentos e os recursos disponíveis no data center relacionados com a infraestrutura física e agir em função desses dados. Por exemplo, se você tem que incorporar 50 novos servidores, é possível determinar, de forma rápida e simples, se há espaço suficiente, potência e refrigeração para fazê-lo, e, sendo assim, onde incorporá-los. Resolvida a localização dos racks, você pode analisar o impacto dos servidores novos no PUE (eficácia no uso da energia).

A análise oferecida por ferramentas de software DCIM é essencial para o gerenciamento inteligente da energia, especialmente porque a redução no consumo de energia pode permitir importante economia de custos. Algumas permitem explorar subsistemas (por exemplo, no-breaks) para detectar em que área do data center é consumida a energia. O software elabora modelos de sistemas, como os de energia e refrigeração, que ajudam a decidir onde procurar a economia sem aumentar os riscos de sistemas.

Para que os data centers sejam ativos comerciais estratégicos, é preciso considerar a crescente complexidade computacional. Abordagens avançadas, como a consolidação (que gera mais densidades) e a virtualização (que produz pontos de calor dinâmicos) tornam ainda mais crítica a melhoria do controle e da automação.

No longo prazo, a infraestrutura física de data centers, combinada a uma ferramenta integrada e eficiente de gerenciamento, permite economizar até 30% em custos de infraestrutura física de data center em dez anos, mediante a otimização do gerenciamento de recursos e energia. Com isso, é possível aproveitar o valor de negócio estratégico que o data center oferece.

 *Luciano Santos é diretor comercial da unidade de negócios TI da Schneider Electric.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile