A volta por cima do e-mail marketing no mundo das novas mídias

1

O ano de 2012 foi de consolidação para o e-mail marketing. A ferramenta, que para muitos estava com os dias contados devido ao surgimento das redes sociais e outras mídias digitais, superou as expectativas e atingiu ótimos resultados. Muito se discutiu se o e-mail conseguiria alcançar o mesmo nível de interatividade e inovação das novas mídias, mas ele se adaptou às demandas do mercado e as integrou às suas funcionalidades, desenvolvendo novas tecnologias para se tornar mais completo e efetivo tanto para vendas como para relacionamento com o cliente.

Este ano reserva muitas novidades e promete ser tão promissor quanto 2012. Segundo estudo recente da Return Path, o e-mail marketing é hoje a mídia digital com maior retorno sobre o investimento (ROI), ou seja, US$ 40,56 por dólar investido. A tendência é que esse retorno se mantenha nos próximos anos, impulsionado principalmente pelo crescimento do e-commerce. De acordo com pesquisa empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, o número de compradores online no país chegou a 37,6 milhões, o que representa quase a metade de todos os internautas, sendo que 5,6 milhões de consumidores fizeram a sua primeira compra online só no primeiro semestre de 2012.

Todo esse crescimento, no entanto, esbarra nas dificuldades impostas pelos provedores de e-mail que, preocupados com a segurança e os interesses dos usuários, estão cada vez mais rigorosos quanto às regras antispam. Recursos tecnológicos avançados vêm sendo utilizados para medir o engajamento dos leitores em relação aos e-mails por meio de métricas, que abrangem desde cliques ao tempo de leitura da mensagem. O desafio concentra-se justamente em conseguir essa atenção e gerar interesse desenvolvendo um conteúdo relevante e segmentado.

Além do trabalho dos profissionais de marketing, as plataformas de e-mail estão sofrendo mudanças para manter a reputação das redes e cumprir as exigências dos provedores de e-mail. Hoje, o mercado demanda que as empresas de e-mail marketing forneçam a plataforma de envio e também acompanhem diariamente as ações de seus usuários, preocupando-se em oferecer um suporte proativo focado na "entregabilidade" do e-mail, para garantir a chegada da mensagem na caixa de entrada.

O e-mail marketing continua trazendo resultados, mas, para obter sucesso no mercado, é preciso profissionalizar os processos, ficar atento às melhores práticas e contar com bons parceiros tecnológicos e ESPs (email services providers).

*Marcos Fiore é presidente-executivo da Akna Software.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.