Anvisa implantará sistema digital para rastrear medicamentos

0

Em breve, através de um sistema online será possível controlar onde e sob responsabilidade de quem está cada cartela, cada frasco, cada caixa de medicamento que circula legalmente no Brasil. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende implantar um sistema de rastreabilidade nos remédios brasileiros. Uma consulta pública sobre o tema está aberta. Depois de implantado, o sistema online terá que ser incorporado por fabricantes, distribuidores e pontos- de-venda, de modo que sempre que um medicamento chegar ou saia de cada um desses locais, a Anvisa tenha o controle em tempo real. O objetivo do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) é prevenir falsificações e desvio de medicamentos.

A Diretoria Colegiada da Anvisa definiu que a tecnologia a ser adotada para o SNCM será o código de barras bidimensional, o Datamatrix. Trata-se de um mecanismo de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados necessários ao rastreamento de medicamentos no Brasil. Em nota, a agência informou que, depois de quatro anos de debates, a escolha do padrão foi tida como a mais adequada. "A escolha é resultado de um longo estudo sobre as tecnologias disponíveis e sua adequação ao mercado de medicamentos. Este tema começou a ser discutido pela Anvisa em 2009."

O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, explica que "as empresas detentoras de registro junto à agência serão responsáveis por gerar e dispor em cada embalagem de medicamento um número chamado de Identificador Único de Medicamento (IUM), que é formado pelo número do registro do medicamento junto à Anvisa, contendo 13 dígitos, além do número serial, a data de validade e o número do lote".

Para Ana Paula Vendramini Maniero, da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), a medida é bastante positiva tanto para usuários quanto para as empresas. "Qualquer ação que garanta a segurança do paciente temos que ver com bons olhos", afirma. "Esta também será uma ferramenta excelente para combater a falsificação ou o desvio", completa. Segundo ela, algumas pesquisas indicam que 30% dos medicamentos vendidos no mundo são falsificados. Para Ana Paula, as vantagens vão além do combate a essa falsificação. "[Vai ajudar também] quando acontece algum problema e a empresa tem mais facilidade de recolhê-lo do mercado, diminuindo as crises de imagem", completa.

O prazo para a consulta é de 30 dias, e segue até o próximo dia 3 de maio. Para a indústria, o prazo sugerido de adaptação às novas regras é de 180 dias e para o comércio varejista, de 360 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.