Publicidade
Início Segurança News (Segurança) FBI trabalha no combate a botnet que infectou mais de 12 mil...

FBI trabalha no combate a botnet que infectou mais de 12 mil computadores nos EUA e Europa

0
Publicidade

O FBI, a polícia federal americana, está trabalhando com uma ampla coalizão internacional de agências de cibercrime para derrubar um grande botnet – rede de computadores infectados com software malicioso e controlados clandestinamente por criminosos – que tem instalado malwares nos computadores de mais de 12 mil americanos e europeus. Os Estados Unidos relatam o maior número de infecções, seguidos por Japão, Índia e Taiwan.

Denominado Beebone, o botnet surgiu pela primeira vez em 2013 e funciona como um “downloader” ao instalar outras formas de malware nos computadores das vítimas, sem o seu consentimento ou mesmo consciência, de acordo com informações do jornal USA Today. Uma vez que o botnet instala um malware em um computador, ele permite que criminosos cibernéticos roubem logins e senhas bancárias e criem programas falsos de antivírus.

Na tentativa de impedir a ação do botnet, a coalizão apreendeu 100 nomes de domínio utilizados pelo botnet e está redirecionando o tráfego vindo deles para provedores de serviços de internet e ao grupo internacional responsável por emergências em computadores (CERT, na sigla em inglês), para que as vítimas possam ser informadas de que seus computadores podem ter sido comprometidos.

O FBI trabalha em conjunto com a força tarefa National Cyber Investigative Joint Task Force e a divisão de cibercrime e propriedade intelectual do departamento de justiça americano (USDOJ) no combate ao botnet. O grupo de combate ao cibercrime na União Europeia criado pelo Centro Europeu contra o Cibercrime da Europol, Joint Cybercrime Action Taskforce (J-CAT), também participa da ação. A coalizão também se une à empresas de segurança tais como Intel Security, Kaspersky e Shadowserver.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile