Google lança plataforma para conectar nuvens de diferentes fornecedores

0

O Google anunciou nesta terça-feira, 09/04, durante o Next, sua conferência anual sobre computação em nuvem, o início da oferta da plataforma Anthos em beta para todos os clientes. Trata-se de uma plataforma híbrida, que permite a qualquer empresa adotar uma infraestrutura de nuvem pública com vários fornecedores, de forma escalável e rápida. O anúncio representa o esforço do Google no último ano em facilitar a vida dos gestores de TI que ainda têm receio de, ao migrar para a nuvem, ficar atrelados a um único fornecedor.

A Anthos contempla produtos e serviços de Google Cloud desenhados para ajudar empresas a aumentar a confiabilidade de suas aplicações, a produtividade de desenvolvedores e a governança de TI de forma escalável.

Na prática, as empresas agora podem combinar dados e aplicações que rodam em sua infraestrutura própria, além de nuvens públicas de diferentes fornecedores.

Atualmente, de acordo com dados da consultoria IDC divulgados no início de janeiro, quase 50% das empresas brasileiras que já utilizam nuvem híbrida optam por uma estratégia multi-cloud, ou seja, que considera nuvens de diferentes fornecedores.

"No ano passado, começamos a falar sobre a ideia de oferecer uma plataforma de serviços na nuvem", explica João Bolonha, diretor de Google Cloud para a América Latina. "A habilidade de usar várias nuvens de forma simples e integrada com os sistemas existentes, representa uma grande mudança no mercado, que permitirá que as empresas estejam mais próximas de um mundo no qual escrevam uma aplicação uma única vez e o código funcione em qualquer lugar."

Para garantir que os clientes possam tirar o máximo proveito da Anthos, o Google também anunciou um ecossistema de mais de 30 parceiros de hardware, software e integração de sistemas. A lista inclui parceiros como Cisco, Dell EMC, HPE, VMware, Intel, Lenovo, ATOS e Deloitte.

Além disso, durante o evento o Google anunciou, ainda, a versão beta do Cloud Run, uma nova plataforma para rodar contêineres sem servidor. Ela permite que os desenvolvedores foquem em escrever código em vez de se preocuparem com a infraestrutura onde as aplicações vão rodar. Assim como a Anthos, o Cloud Run permite que os clientes possam usar infraestrutura própria combinada com nuvens de diferentes fornecedores.

Compromisso com código aberto

O Google aproveitou o Next para reforçar seu compromisso com código aberto, por meio de novas ofertas, como Anthos e Cloud Run, mas também oferecendo novas parcerias estratégicas com companhias como Confluent, MongoDB, Elastic.co, Neo4j, Redis Labs, InfluxData e Datastax. A partir de agora, os serviços que elas oferecem estarão integrados na Anthos, o que vai permitir que os clientes possam ter a mesma experiência de gerenciamento, cobrança e suporte.

Somando-se aos anúncios de produto durante o Next 2019, o Google também anunciou duas novas regiões de Cloud que estarão disponíveis a partir do primeiro trimestre de 2020 em Seul, na Coreia do Sul, e Salt Lake City, nos Estados Unidos. As duas novas regiões serão lançadas após outras duas já anunciadas, que incluem Osaka, no Japão (com início da operação previsto para as próximas semanas), e Jacarta, na Indonésia (prevista para o primeiro trimestre de 2020).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.