Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Pesquisa mostra a escassez de profissionais qualificados para mercado de cibersegurança

Pesquisa mostra a escassez de profissionais qualificados para mercado de cibersegurança

1
Publicidade

 

A Trend Micro divulgou os resultados de uma pesquisa que aponta que a escassez contínua – e muitas vezes prejudicial – de talentos de segurança cibernética levou a maioria das organizações a buscarem ajuda de fora, como tecnologias de automação, aumentando os programas de treinamento e terceirização para detecção e a prevenção das ameaças cibernéticas.

O estudo constata que, independentemente do tamanho, as empresas hoje compartilham um desafio comum: as equipes de segurança de TI estão com falta de pessoal e sobrecarregadas. O número de alertas de segurança, o desafio de o que priorizar e a falta de experiência podem ser esmagadores e introduzir riscos.

A pesquisa – que entrevistou 1.125 tomadores de decisão de TI em todo o mundo – mostra que 69% das organizações concordam que a automatização de tarefas de cibersegurança, utilizando Inteligência Artificial (AI), reduziria o impacto da falta de profissionais qualificados na área. Isso ocorre depois que as companhias viram as ameaças cibernéticas crescerem 64% durante o último ano.

“Há uma escassez real e crítica do pessoal de segurança cibernética”, diz Greg Young, vice-presidente de segurança cibernética da Trend Micro, comentou. “A IA e o machine learning podem reduzir a carga de trabalho operacional, lidando com as tarefas de baixo valor para as quais usamos nossas pessoas de alto valor. Assim, conseguimos diminuir o tsunami de alertas de baixo valor que lançamos nas equipes”.  

Entretanto, Young explica que apenas aumentar o número de soluções de segurança, adicionando mais alertas não são úteis. “Ao invés disso, o objetivo deve ser adicionar segurança mais inteligente e integrada, reduzindo os alertas indesejados. Mais dados de segurança coletados não precisam significar mais alertas, os dados devem ser usados ??para eliminar os falsos alarmes. Deixe a equipe se concentrar nos ataques reais e complexos”.

A partir da pesquisa, 63% dos tomadores de decisão de TI planejam utilizar a tecnologia da IA para automatizar seus processos de segurança. No entanto, embora a IA possa lidar efetivamente com o processamento de dados, profissionais treinados em segurança cibernética são necessários para analisar os resultados e gerenciar a estratégia geral de segurança.

De acordo com o Gartner, “a falta de profissionais de segurança qualificados tem sido um problema perene que resulta consistentemente em implantações de tecnologia de segurança com falha. O número de cargos de cibersegurança não preenchidos deverá crescer de 1 milhão em 2018 para 1,5 milhão até o final de 2020.”

1 COMENTÁRIO

  1. Fica realmente difícil preencher as vagas, exigindo experiencia de Senior para cima! Como os recém-formandos conseguem entrar no mercado de trabalho com tal experiencia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile