Publicidade
Início Notícias Negócios WhatsApp pode “salvar” a Páscoa de pequenos empreendedores

WhatsApp pode “salvar” a Páscoa de pequenos empreendedores

0
Publicidade

Pequenos empreendedores se preparam para a Páscoa para contornar as dificuldades nas vendas devido à pandemia de coronavírus. O isolamento social causou cancelamentos e o fechamento de pontos de venda, comprometendo as expectativas de quem costuma faturar durante esse período. Porém, confeiteiros encontraram no WhatsApp, no Instagram e no Facebook uma alternativa para receber encomendas e se comunicar com seus clientes.  

A confeiteira Luciana Trafani trabalha integrando as três redes, WhatsApp, Instagram e Facebook. O negócio de Luciana, a @luckcupcake, funciona online desde 2010. “Eu atinjo muito mais clientes pelas redes. No WhatsApp, recebo contatos todos os dias, geralmente vindos do Facebook e do Instagram. Também dou aulas online, o que me ajuda a atrair clientes”, comenta Luciana.

Ela segmenta sua atuação nas redes para atingir públicos diferentes. “No Facebook, os contatos são de pessoas já próximas a mim. No Instagram, minha atuação é mais profissional, voltada ao desenvolvimento do meu negócio. Uso a versão Business do WhatsApp e todos os contatos terminam lá. Uso a função catálogo para gerar identificação dos clientes com os meus produtos, o perfil para mostrar meu modo de trabalho e as etiquetas para organizar meus pedidos”, explica.    

Mesmo baseando sua atuação nas redes, a pandemia trouxe consequências para a confeiteira, que teve todos os pedidos para festas no mês de abril cancelados. Porém, esse modo de trabalho permitiu que Luciana inovasse e aumentasse o faturamento, mesmo durante a crise. “100% do meu faturamento vem das redes sociais e, devido aos cancelamentos, criei alternativas para meus clientes com pequenos kits para Páscoa e festas familiares, que entrego a domicílio. Com o lançamento do Kit Páscoa, recebo de 5 a 10 contatos todos os dias pelo WhatsApp e dezenas de comentários nos perfis da confeitaria”, conta Luciana.  

A também confeiteira Valéria Oliver já usava as redes para promover seus negócios. Com a pandemia, o negócio passou a funcionar 100% online. “Já não é de agora que usamos o WhatsApp, mas com a loja fechada, a ferramenta virou nosso único canal de comunicação e propaganda com os clientes, sobretudo para a Páscoa. Estávamos começando nossa campanha de ovos quando tivemos que fechar”, relata Valéria. 

O período desafiador e o isolamento exigiram mudanças na abordagem adotada nas redes para continuar crescendo mesmo durante a crise. “Mudei minha estratégia nas redes sociais e me dediquei a falar sobre o momento atual, sobre receitas para fazer em casa. Recentemente, também disponibilizei o cardápio nos stories e no feed do Instagram”, conta. 

O Presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo, SEBRAE-SP, Tirso Meirelles reforça a importância de utilizar a tecnologia a favor dos pequenos negócios neste momento. “Todas as possibilidades de relacionamento, de oferta e de comercialização devem ser analisadas. No Sebrae-SP, estamos fazendo transmissões ao vivo diárias pelo Facebook, levando orientação e capacitação aos empreendedores. Essas práticas representam novas maneiras de se trabalhar e com certeza terão continuidade após a crise. Porque o mundo não será como antes e as práticas que se mostraram eficientes tendem a permanecer”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile