Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Internet é mídia mais importante para 88% dos brasileiros, aponta pesquisa do...

Internet é mídia mais importante para 88% dos brasileiros, aponta pesquisa do IAB

2
Publicidade

A internet é considerada a mídia mais importante para 88% do público brasileiro, à frente da televisão, jornais e revistas. Além disso, 40% passam ao menos duas horas conectados, contra apenas 27% dos que gastam o mesmo tempo assistindo TV. Os dados são do estudo Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia 2013, feito pela comScore e o Interactive Advertising Bureau no país (IAB Brasil), com mais de 2 mil pessoas.

Entre os dispositivos mais usados para acessar a web, os smartphones e os tablets foram os destaques. Nesse contexto, os celulares são preponderantes: em 2012, 42% dos brasileiros possuíam esse tipo de aparelho, sendo que em 2013 esse número saltou para 52%. Desses usuários, 37% passam 14 horas semanais ou mais navegando ou usando apps em seu aparelho. Já entre usuários de tablets, 46% passam o mesmo tempo navegando ou usando apps. De acordo com o estudo, pessoas com faixa etária inferior a 35 anos são mais inclinadas a passar mais tempo navegando ou utilizando aplicativos no smartphone, em vez de no tablet.

A internet móvel já afeta também a TV tradicional. Hoje, 73% do público online no Brasil usa a internet em diferentes canais, enquanto assiste TV. Entre os entrevistados que navegam pela internet através de notebooks enquanto assistem TV, 56% realizam atividades não relacionadas aos programas que estão assistindo. Quando a navegação é feita por smartphone esse número cai para 48% e para 47% quando é feita via tablet.

Publicidade online

O levantamento revela, ainda, que a publicidade digital foi considerada menos incômoda (32% contra 18%) do que os anúncios veiculados na televisão, além de mais informativa (50% contra 21%), mais criativa (49% contra 40%), mais crível (38% contra 29%) e mais evidente (45% contra 36%). Quanto às campanhas mais memoráveis, contudo, a vantagem ainda é da TV, com 48% contra 33% do online. De acordo com o estudo, essa preferência faz sentido porque a publicidade em TV tem mais de 40 anos, enquanto na internet ainda não chegou aos 20.

Para o vice-presidente executivo do IAB Brasil, Marcelo Lobianco, o resultado mostra a melhora e o impacto da publicidade online no público alvo. “O fato de que 84% dos participantes afirmam já ter comprado algum produto online, seja por meio de computador, laptop, smartphone ou tablet, demonstra que o brasileiro está perdendo o ‘medo’ de utilizar a internet para ações além de navegar e acessar redes sociais”, completa.

O estudo também ressalta a motivação de compra em lojas físicas partindo do meio digital. Hoje, 74% da audiência online no Brasil realiza pesquisas na internet sobre os produtos que pretendem adquirir da maneira convencional — aumento de 9 pontos percentuais em relação ao desempenho do ano passado. “Perceber que os brasileiros estão mais abertos para a comunicação e consumo online dá um fôlego especial os profissionais que trabalham com esse tipo de mídia, pois fica claro que esse é um campo que ainda apresenta várias possibilidades que precisam e serão exploradas de forma mais ampla”, conclui Lobianco. 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile