Oracle reverte decisão judicial sobre uso de APIs Java no Android e vence Google

0

Um tribunal de apelações dos Estados Unidos reverteu, nesta sexta-feira, 9, a vitória que o Google havia obtido em 2012 contra a Oracle, em um processo de 2010 no qual a fabricante de software alegava que o gigante das buscas incorporou impropriamente partes da linguagem de programação Java, de sua propriedade, ao sistema operacional para dispositivos móveis Android.

A decisão põe fim à ação judicial na qual a Oracle pede US$ 1 bilhão como compensação por violação dos direitos de propriedade. O tribunal avaliou que as APIs (interfaces de programação) do Java, que conectam os programas, são protegidas por direitos autorais. A Oracle sustentava que o Android fere seus direitos na estrutura de 37 APIs Java.

A linguagem Java é amplamente utilizada por desenvolvedores de software para dispositivos móveis, a qual garante que os programas possam ser executados em vários aparelhos diferentes. Um tribunal federal de primeira instância na Califórnia ficou do lado do Google em 2012, o que levou a Oracle a apelar em uma corte do Circuito Federal. O juiz disse em sua sentença que o tribunal estava incorreto quando decidiu que a fabricante de software não contava com proteção de direitos autorais sobre o código-fonte das APIs Java.

A disputa surgiu depois de as empresas não terem chegado a um acordo para o licenciamento do Java. Mesmo assim o Google passou a reproduzir partes da linguagem para que os desenvolvedores pudessem escrever aplicativos para o Android, seguindo sua estratégia para ampliar o apelo da plataforma frente ao iPhone, da Apple.

O Google vem alertando há tempos que a concessão de proteção de direitos autorais à Oracle terá um amplo impacto sobre a indústria de software. Segundo o gigante das buscas, ao barrar a possibilidade de realização de engenharia reversa de APIs, a decisão a favor da Oracle torna mais difícil o desenvolvimento de tecnologias que possam operar bem juntas, retardando a inovação.

A Oracle, no entanto, saudou a decisão e sustenta que uma maior proteção legal para o código-fonte de software é que vai impulsionar a inovação, em vez de dificultá-la. "O parecer do Circuito Federal é uma vitória para Oracle e o setor de software que se baseia na proteção dos direitos autorais para estimular a inovação e garantir que os desenvolvedores sejam recompensados por seus avanços", disse a empresa em comunicado. Com informações da imprensa internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.