Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Twittter proíbe acesso de agências de inteligência dos EUA a serviço de...

Twittter proíbe acesso de agências de inteligência dos EUA a serviço de análise de mensagens

0
Publicidade

O Twitter cortou o acesso das agências de inteligência dos Estados Unidos a seu serviço de análise de mensagens publicadas em mídias sociais, abrindo mais um flanco de tensão entre empresas do Vale do Silício e o governo norte-americano na discussão envolvendo terrorismo e privacidade. A decisão da rede de microblogs, que não comenta sobre a medida, foi confirmada por um funcionário de órgão de inteligência e outras fontes familiarizadas com o assunto ao The Waal Street Journal.

O serviço envia alertas sobre ataques terroristas, agitação política e outros eventos importantes fornecidos diretamente pelo Twitter, que proibiu que a Dataminr, única empresa autorizada a ter acesso ao conjunto das mensagens publicadas no site da rede de microblogs, disponibilize seu programa que analisa posteriormente os dados. O jornal americano afirma que o Twitter é contrário à possibilidade de que as autoridades recorram ao Dataminr, na qual detém cerca de 5% de participação.

Executivos da Dataminr disseram que o Twitter não quer que a empresa continue a prestar o serviço às agências de inteligência. A rede de microblogs tem uma política de restrição a terceiros, incluindo a venda de seus dados para agências do governo para fins de vigilância.

O software da Dataminr detecta padrões em centenas de milhões de tuítes por dia, dados de tráfego, agências de notícias e outras fontes. Ele combina os dados com informações de mercado e geográficas, entre outras coisas, para determinar se informação tem credibilidade e se é potencialmente acessível. Ele teria permitido aos serviços de inteligência identificar o risco de ataques em Paris em novembro, pouco antes dos atentados na capital francesa, afirma o The Wall Street Journal. Também teria informado aos clientes sobre os ataques em Bruxelas, antes da divulgação pelos meios de comunicação, completa o jornal.

A empresa disse que notificou os clientes sobre o ataque em Bruxelas, ocorrido em março passado, dez minutos antes dos meios de comunicação, e forneceu alertas sobre os ataques do grupo terrorista Estado Islâmico a refinarias de petróleo, a crise política brasileira, entre outras reviravoltas súbitas no mundo.

Em um comunicado, o Twitter disse que seus “dados são em grande parte públicos e que o governo dos EUA pode rever suas contas públicas por conta própria, como qualquer usuário”.  Ainda segundo a empresa, a mudança não afeta o serviço fornecido pela Dataminr à indústria financeira, meios de comunicação ou outros clientes de fora da comunidade de inteligência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile