Câmara de IoT avalia políticas públicas de 12 países

0

A Câmara de Internet das Coisas se reuniu nesta terça-feira, 9, em Brasília, parte do estudo encomendado em parceria do BNDES para nortear a elaboração de Plano Nacional de IoT. Dessa vez foram avaliadas as iniciativas e políticas públicas desenvolvidas em 12 países, como Estados Unidos, Coreia do Sul, Índia, Alemanha e China e as tendências tecnológicas mundiais.

Segundo o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maximiliano Martinhão, a partir do estudo serão definidos os setores econômicos que terão prioridade dentro do plano. "Vamos analisar como a Internet das Coisas impacta a cadeia de valor desses setores e apontar onde existe oportunidade de uma política pública que beneficie o País em termos de desenvolvimento econômico, geração de emprego e melhoria da competitividade dentro de um cenário global."

A câmara também analisou o roadmap tecnológico, um mapeamento de iniciativas em IoT no mundo. O documento descreve as tendências tecnológicas que podem potencializar o florescimento da tecnologia no Brasil. Martinhão destacou que o roadmap tecnológico é o primeiro passo do processo de elaboração do mapa brasileiro de Internet das Coisas, que vai abranger toda a cadeia de valor de IoT existente no País, desde semicondutores até as aplicações e oferta de serviços. "Vamos lançar uma consulta pública em que as empresas poderão apresentar o que está sendo feito em cada um dos segmentos de toda a cadeia."

A previsão é que o trabalho seja finalizado até setembro deste ano. A Câmara de IoT é um fórum multissetorial composto de representantes do governo, da iniciativa privada, da academia e de centros de pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.