Publicidade
Início Notícias Negócios Startup de educação chega a um milhão de usuários e recebe aporte

Startup de educação chega a um milhão de usuários e recebe aporte

0
Publicidade

Quando o analista de sistemas Carlos Pirovani decidiu criar uma ferramenta para seu irmão estudar para o ENEM, no final de 2013, não imaginava que a ideia pudesse ir tão longe. Natural de Cuiabá (MT), o empreendedor via potencial no negócio, mas sabia das dificuldades de uma startup fora do eixo tecnológico nacional conquistar o mercado. Cinco anos depois, a Estuda.com (www.estuda.com) chega a um milhão de usuários, além de estar presente em mais de 300 escolas em todas as regiões do país.

“Ter um milhão de usuários já é um acontecimento para qualquer startup. Para nós, que tivemos que superar o fato de virmos de um estado sem tradição de tecnologia, é especialmente gratificante”, diz Pirovani, que criou a startup junto ao programador Vitor Freitas. A marca foi atingida no dia 23 de março, mesma data em que a empresa recebeu seu primeiro aporte financeiro, realizado pela Garan Ventures, de Brasília.

A partir do investimento, a ideia é expandir a atuação da startup no Brasil e entrar em outros países da América do Sul. O cenário é propício: as edtechs, como são conhecidas as novas empresas de tecnologia educacional, são uma tendência mundial que segue a trilha aberta pelas fintechs. Segundo uma estimativa da conferência EdTecXGlobal, o mercado deve movimentar US$ 252 bilhões ao redor do mundo até 2020.

A Estuda.com – batizada originalmente de Estuda Vest – trouxe uma nova abordagem para uma prática tradicional de estudantes prestes a fazerem Enem e vestibulares: a resolução de provas antigas. “Os alunos perdiam tempo baixando as provas e corrigindo manualmente, além de não conseguirem analisar o desempenho, o que dificultava o direcionamento do estudo”, explica Pirovani.

Com o tempo, o modelo chamou atenção de escolas de ensino médio e fundamental II, que encontraram na plataforma uma ferramenta para facilitar o processo de criação e gestão de avaliações, além da identificação de pontos fracos e fortes dos alunos. A partir dos relatórios de desempenho, por exemplo, é fácil visualizar se um conteúdo que foi dado em sala de aula foi absorvido ou não pelos alunos.

A partir de um banco de questões com mais de 70 mil itens, os professores economizam tempo na hora de montar avaliações, inclusive com possibilidade de adaptar ou incluir novas perguntas. A startup também tem uma tecnologia de leitura de cartões de respostas que pode ser realizada por meio de smartphones ou scanners e acelera o processo de correção das provas. “Nós permitimos a equipe pedagógica a se concentrar nos aspectos educacionais ao facilitarmos a gestão dos suportes utilizados nesse processo”, explica o sócio da Estuda.com.

Hoje, 41,2% dos usuários da Estuda.com são da região sudeste, e apenas 10,4% da região Centro Oeste. Até o final do ano, a expectativa da startup é estar presente em 400 escolas, atingir 2 milhões de usuários e alcançar um faturamento de R$ 2 milhões.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile