Alô Bebê adota Delphi para ganhar agilidade no desenvolvimento de novos projeto

1

A transformação digital, tão necessária para as empresas de todos os ramos e setores, se inicia pela base do ecossistema tecnológico de uma organização: a linguagem de programação. De nada adianta pensar em atualizar os sistemas utilizados se a "fundação" é antiga e incompatível com as novas ferramentas que se pretende adotar.  

Utilizar a tecnologia como instrumento de crescimento sempre foi uma das principais características da Alô Bebê. Até o ano de 2006 o sistema de gestão da Alô Bebê, chamado de Alô Win, era desenvolvido em Clipper, linguagem de programação que não atendia mais às necessidades de inovação da empresa. O time de tecnologia até testou outra ferramenta de desenvolvimento de aplicações para ambientes gráficos para Windows, mas sem sucesso.  

"Mesmo sendo desenvolvida pela mesma empresa do Clipper, a linguagem de programação não nos atendeu adequadamente, sendo difícil implementar funcionalidades que já tínhamos em Clipper, e com o Delphi foi ao contrário, muito simples e rápido", explica o gerente de TI, Antônio Milano Junior.   

Para garantir o compromisso de adotar as melhores tecnologias, a saída foi então migrar para uma nova linguagem de programação, o Delphi. O projeto foi iniciado com a conversão dos PDVs (pontos de venda), passando depois para a conversão faseada de todas as funções realizadas pelo ERP. Os benefícios não demoraram a aparecer e as dificuldades enfrentadas com Clipper ficaram no passado.   

"Outro ponto muito importante foram os servidores de aplicação, que nos permitiram integrar a matriz com as lojas e assim ter controle da ficha dos clientes de forma centralizada e praticamente sem custos, entre outras informações, como consultas para trocas, estoque etc.", comenta Milano.   

Outro gargalo relevante da empresa, os processos logísticos de armazenamento também foram sanados com o desenvolvimento interno em Delphi de um sistema WMS (Warehouse Management System) totalmente integrado com o ERP.   

Em apenas três meses, o software estava em produção e integrado ao banco de dados do ERP, construído em SQL. "Hoje, quando um caminhão descarrega, o sistema já sugere o endereço onde os produtos devem ser guardados, obedecendo uma regra baseada no tipo de produto/tamanho, ou seja, estrutura ou picking. Cada endereço tem um código de barras e as referências dos itens podem ser consultadas no ERP ou em dispositivos móveis Android", conta Milano.  

Finalizada em novembro de 2021, a migração completa do ERP teve como maior entrave a mudança da cultura. "Foi realmente desafiador mostrar os benefícios do novo sistema para pessoas que estavam tão acostumadas a usá-lo. Passar da melhor forma possível por essa transição só foi possível, pois levamos em conta as sugestões, necessidades e experiências dos usuários", relembra.   

Um processo de tanto tempo foi necessário para garantir o sucesso tanto da migração como do desenvolvimento de novos módulos e funções. Assim que uma loja finaliza o expediente, o ERP analisa as vendas do dia e as necessidades de reposição.   

O suporte para APIs REST do Delphi também ajuda o e-commerce da Alô Bebê. Foram desenvolvidas APIs que conectam o site com o ERP: mesmo com bancos de dados e estruturas de desenvolvimento distintas, não há falhas de comunicação. "O cartão presente, por exemplo, pode ser utilizado tanto na loja virtual como na física, dando muito mais comodidade para o cliente".    

Um sistema de logística específico foi também desenvolvido em Delphi para atender o e-commerce. Assim que um pedido é realizado, a mercadoria já é localizada nos endereços, separada e escaneada – o que garante que o cliente receberá o que realmente comprou. A nota fiscal é automaticamente gerada junto com a etiqueta para despacho para as transportadoras.   

Atualmente apenas os módulos Contábil e de Folha de Pagamento são soluções terceirizadas "As mudanças na legislação são constantes. Preferimos deixar o desenvolvimento dessas soluções com empresas especializadas. E, como o Delphi é muito amigável, não temos nenhum problema de integração com o ERP", afirma.   

Os próximos passos com a linguagem de programação Delphi, segundo Milano, é o desenvolvimento em conjunto com uma ferramenta terceira de um portal (WEB) para automatizar a relação com os fornecedores. Etiquetas e programação de entregas, por exemplo, serão funções simplificadas. Em fase de homologação, a expectativa é de que em pouco tempo a utilização seja iniciada.   

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.