CESAR passa a integrar Rede Brasil do Pacto Global da ONU

0

CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações há mais de duas décadas, acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.   

Os conceitos, a métrica e os indicadores do Pacto já são realidade no CESAR. A governança ambiental, social e corporativa (ESG), por exemplo, tem sido realizada na prática, como a criação do Comitê de Inclusão e Diversidade da área de Cultura; a mensuração das emissões de GEE (emissão de gases do efeito estufa) e o acompanhamento do fornecimento de água nos prédios do Recife, o que representou a valiosa conquista da regularização do abastecimento via Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento). 

De acordo com Roberta Fernandes, Diretora de Cultura, Comunicação, Diversidade e Sustentabilidade do CESAR: "Aprovamos, no planejamento atual, uma diretriz de que o CESAR tem que ser uma empresa inclusiva, diversa e sustentável. Isso significa que podemos pensar em ações práticas para mexer na instituição. Criamos um comitê para tratar exclusivamente de inclusão e diversidade e aprofundamos o trabalho de conscientização para as práticas sustentáveis de hoje. Esse é um trabalho de formiguinha, diário e coletivo, para transformar, efetivamente, a cultura organizacional".    

O Centro de Inovação está focado nas ações ESG e uma das principais tem sido a garantia de consumo de fonte de energia renovável. "O Mercado Livre de Energia é como uma bolsa de valores, um ambiente de comercialização onde nós, consumidores, podemos negociar preço e quantidade de energia para comprar por um período que pode ser de dois, três, quatro anos ou o tempo que for necessário", explica Catarina Kiss, Coordenadora de Facilities do CESAR.    

Ao integrar o Pacto Global, o CESAR se compromete com o progresso em relação aos 10 princípios, que envolvem a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. A iniciativa visa estimular a evolução das práticas de sustentabilidade e conta com mais de 17 mil participantes em quase 170 países e mais de 1300 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo. 

ESG FORUM 

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em  www.esgforum.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.