CESAR passa a integrar Rede Brasil do Pacto Global da ONU

0

CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações há mais de duas décadas, acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.   

Os conceitos, a métrica e os indicadores do Pacto já são realidade no CESAR. A governança ambiental, social e corporativa (ESG), por exemplo, tem sido realizada na prática, como a criação do Comitê de Inclusão e Diversidade da área de Cultura; a mensuração das emissões de GEE (emissão de gases do efeito estufa) e o acompanhamento do fornecimento de água nos prédios do Recife, o que representou a valiosa conquista da regularização do abastecimento via Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento). 

De acordo com Roberta Fernandes, Diretora de Cultura, Comunicação, Diversidade e Sustentabilidade do CESAR: "Aprovamos, no planejamento atual, uma diretriz de que o CESAR tem que ser uma empresa inclusiva, diversa e sustentável. Isso significa que podemos pensar em ações práticas para mexer na instituição. Criamos um comitê para tratar exclusivamente de inclusão e diversidade e aprofundamos o trabalho de conscientização para as práticas sustentáveis de hoje. Esse é um trabalho de formiguinha, diário e coletivo, para transformar, efetivamente, a cultura organizacional".    

O Centro de Inovação está focado nas ações ESG e uma das principais tem sido a garantia de consumo de fonte de energia renovável. "O Mercado Livre de Energia é como uma bolsa de valores, um ambiente de comercialização onde nós, consumidores, podemos negociar preço e quantidade de energia para comprar por um período que pode ser de dois, três, quatro anos ou o tempo que for necessário", explica Catarina Kiss, Coordenadora de Facilities do CESAR.    

Ao integrar o Pacto Global, o CESAR se compromete com o progresso em relação aos 10 princípios, que envolvem a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. A iniciativa visa estimular a evolução das práticas de sustentabilidade e conta com mais de 17 mil participantes em quase 170 países e mais de 1300 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo. 

ESG FORUM 

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em  www.esgforum.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui