A Brasilcap, empresa de capitalização do Banco do Brasil, concluiu a implantação do seu plano de contingência para criar e aperfeiçoar procedimentos que assegurem a continuidade dos negócios, mesmo em situações extremas.
Realizado pela área de consultoria em segurança da informação da Atos Origin, o plano de contingência estabeleceu para todas as áreas da empresa métodos de gestão de processos, análise de risco, impacto no negócio e planejamento de ação. ?A partir de agora, caso haja algum incidente grave ou pane no sistema da empresa, haverá o restabelecimento de processos com considerável rapidez", afirma Gustavo Zeidan, gerente da área de consultoria em segurança da informação da Atos Origin.
A empresa elaborou fluxos e procedimentos, bem como as responsabilidades de cada colaborador, definindo como as áreas da Brasilcap devem agir em situações que possam ameaçar o negócio. Segundo a Atos Origin, com o projeto a empresa de capitalização passou a ter processos mais robustos, suportados por técnicas e processos auxiliares que garantam sua contingência, sempre baseados nas melhores práticas de segurança da informação.
Segundo a gerente de controles internos e segurança da Brasilcap, Elizabeth Miranda, com o plano de contingência, a empresa está pronta para operar a todo o momento, sob quaisquer situações. ?A Brasilcap nunca pára", afirma ela, ao dizer que a iniciativa significa maior segurança não apenas para o comitê gestor e seus 330 funcionários, mas também uma maior tranqüilidade para 1,7 milhão de clientes da Brasilcap.