Fabricante de 160 milhões de litros de tinta por ano e exportadora para 15 países, a Tintas Coral, pertencente ao grupo britânico ICI, está substituindo seus tradicionais PCs das áreas de marketing e telemarketing por terminais thin client. A fornecedora escolhida foi a americana Wyse, sendo que o canal de venda responsável pelo projeto foi a integradora paulista Add Value Technologies.
As principais necessidades dessas áreas eram rodar aplicações em alta resolução com recursos de áudio e vídeo. Desse modo, os terminais DOS foram trocados por thin clients Wyse no modelo 1125 com sistema operacional Thin OS 5.0. Inicialmente, foram implantadas 10 máquinas.
De acordo com Daniel Enis, analista de TI da Tintas Coral, a meta é ampliar a implantação de terminais thin client em 30% até 2007, incluindo o uso do ambiente thin computing na área administrativa que conta com apoio de um software de gestão (ERP). "O ambiente thin garante a segurança e a integridade das informações e, por isso, é essencial para departamento administrativo. Além disso, ERP roda muito bem com thin client Wyse", aponta Enis.
A meta é respaldada pelos primeiros resultados já observados. "Há uma otimização de recursos, com impacto direto no aumento de produtividade entre os colaboradores, uma vez que os terminais disponibilizam as ferramentas necessárias com agilidade e alta performance para suas atividades", explica o executivo da Tintas Coral.
Enis verifica também importantes avanços na área de segurança. Como na tecnologia thin client, todos os comandos são dados a um computador remoto, onde também estão concentradas todas as informações, as portas de entrada para vírus e outras ameaças ficam praticamente extintas. Outro ponto ressaltado pelo analista de TI foi a facilidade no serviço de suporte técnico que é feito à distância e não mais, máquina a máquina.
A centralização das informações é feita nos servidores que ficam localizados na matriz da companhia em Mauá (SP) e os dados são distribuídos com tecnologia. A Tintas Coral possui duas unidades fabris uma em Mauá e outra em Recife (PE) e filiais em Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Todas as unidades são interligadas com tecnologia MPLS e a companhia possui ao todo um parque computacional de 600 estações de trabalho.
Thiago Spósito, diretor da integradora Add Value Technologies, aponta que o projeto do ambiente thin computing na Tintas Coral foi bem-sucedido porque a solução Wyse atendeu integralmente as prioridades de desempenho e rapidez no acesso às informações de duas áreas que precisam rodar aplicativos pesados com recursos multimídia.