Bancos apostam nas redes sociais, mas restringem uso interno

0

Os bancos comerciais que atuam no Brasil entendem as redes sociais como um importante canal de comunicação e relacionamento com o cliente, e realização de diversas ações por meio desses sites. Entretanto, internamente, os bancos como Itaú, Bradesco e HSBC liberam o acesso a essas ferramentas apenas para funcionários que trabalham diretamente com monitoramento de mídias sociais.
Entre as razões para a restrição aos demais empregados, os executivos dos bancos apontam a falta de segurança, a perda de produtividade e também os problemas com a infraestrutura de internet que podem vir a ser gerados devido ao aumento expressivo no tráfego de dados. Os executivos participaram de painel para debater o assunto nesta quarta-feira, 9, no Ciab 2010, congresso e exposição de tecnologia da informação para instituições financeiras, que acontece até sexta-feira, 11, em São Paulo.
"Nós lidamos com dados que são sigilosos por lei e tem a questão da segurança", disse Marcelo Velloso, diretor de marketing do HSBC. "Há um desafio da TI para liberar a internet para o uso massivo de redes sociais. Isso gera um grande volume de acesso e de tráfego de dados, é um desafio tecnológico também", enfatiza Luiz Carlos Cavalcanti Júnior, diretor de marketing do Bradesco.
Apesar de não liberarem o acesso internamente, quando o assunto é uso de redes sociais para a comunicação com o cliente a realidade é outra. Todos os bancos já fizeram algum tipo de campanha em redes sociais e afirmaram ter obtido resultado positivo com a estratégia.
O HSBC, por exemplo, usou recursos como blogs, YouTube e Twitter para campanhas de relacionamento com clientes. Segundo ele, o desafio da empresa é de saber ouvir os clientes e posicionar o banco no mundo das redes sociais como uma companhia que respeita a opinião dos consumidores. "Estamos encarando essa estratégia como uma maneira de conversarmos e nos relacionarmos com o cliente. Tem que se ter cuidado e responder rapidamente às críticas para transformar situações adversas em positivas", observa Velloso. O executivo disse que o HSBC manterá a realização de campanhas em redes sociais, como a criação de uma hashtag [etiqueta caracterizada pelo símbolo # que facilita a pesquisa de assuntos] no Twitter.
Já o diretor de marketing do Itaú, Fernando Chacom, vê nas redes sociais um potencial enorme para estreitar o relacionamento com o cliente. Uma prova disso, segundo ele, é que mais de 80% dos usuários de internet brasileiros utilizam redes sociais. Ele explica que o uso de tais mídias pelo Itaú visa comunicação e exposição da marca, por meio de ferramentas como YouTube e Twitter. "Estamos abrindo um novo canal de comunicação e relacionamento. Cada vez mais queremos fazer uso das redes sociais para estreitar o relacionamento com os clientes", pontifica Chacom.
Outro que também explora as ferramentas sociais para se relacionar com o cliente é o Bradesco, que usa esse meio para atendimento e relacionamento com o correntista. "As mídias sociais têm grande poder no mundo atual", enfatiza Cavalcanti Júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.