Hospital Regional de Franca adota nova infraestrutura de TI

0

Situado na cidade de Franca, interior de São Paulo, o Hospital Regional de Franca, fundado em julho de 1967, tem o objetivo de prestar assistência médico-hospitalar de alta qualidade, com ênfase na humanização dos serviços. Para isso, vem investindo parte do seu faturamento anual de R$ 50 milhões no aprimoramento das instalações, treinamento de profissionais e na aquisição de equipamentos de última geração.
O hospital tem suas operações baseadas em diversas soluções de tecnologia da informação e, para suportar a rotina diária, tinha como necessidade obter alta disponibilidade dos sistemas e maior eficiência nos processos da gestão de infraestrutura de TI. A instituição utilizava o a solução Oracle Database Standard Editem 10G, Cingiu Server, mas enfrentava uma perda de produtividade causada pela arquitetura Single Server, o que significa perda da qualidade e agilidade na prestação da assistência médico-hospitalar, além da perda financeira, não especificada pelo hospital.
Foi nessa situação que deu início a prestação de serviços da S2 IT. Aproximadamente 90 dias após uma análise das características e demandas do hospital, a empresa concebeu um projeto personalizado para uma nova infraestrutura no ambiente de TI, o qual foi implantado pela própria fornecedora, com o uso da suíte DAR – Disaster Automated Recovery, composta pelas soluções DBAr, DBCare e BKPon.
A DBAr é uma aplicação do conhecimento e expertise em benefício da pró-atividade e rápida e consistente reação na administração dos bancos de dados, com suporte de metodologia e maturidade de processos que garantem a qualidade nos resultados.
Focada em contingência, a DBCare automatiza processos em bancos de dados, evitando eventuais indisponibilidades dos sistemas de TI que poderiam parar a produção do hospital e causar enormes prejuízos em diversos aspectos do negócio.
O BKPon é uma solução de backup online automatizado que garante a segurança das informações, proporcionando a redução de tempo da mão-de-obra necessária para este processo, e conseqüentemente aumentando o foco nos processos de negócio.
O projeto cuidou também do aspecto da alta disponibilidade de processamento incluindo a instalação e configuração de Oracle Real Application Clusters (RAC). Após definição do escopo do projeto, a equipe da S2 IT dedicou 30 dias à implementação. A nova suíte demandou uma alteração no parque de hardware, hoje a infraestrutura de TI do hospital é composta por Servidores Dell PowerEdge R710 (2 em RAC); 2 HDs 300Gb SAS em RAID 1; 2 Placas de rede Gigabit – LAN; 2 Placas de rede Gigabit – Interconnect ; 2 HBAs conectadas de forma cruzada no Storage (iSCSI); 2 Fontes Redundantes; LAN Switch Tricom; Storage Dell PowerVault MD3000i (iSCSI); 10 HDs 300 Gb SAS em Raid 1+0; solução de backup via "ARCserve Agent for Oracle on Linux" em servidor dedicado para Backup Corporativo; 2 Switchs Gigabit para a LAN; e o Servidor de Contingência.
Daniel Cunha, responsável pela gestão da informação do Hospital Regional de Franca, cita entre os benefícios alcançados com a nova solução a alta disponibilidade tanto em situações de planejadas, como em eventuais manutenção de hardware e sistema operacional, quanto para os eventos não planejados. "Também ressaltamos o desempenho elevado dos aplicativos, a preservação do investimento com a escalabilidade da infraestrutura, melhor utilização dos recursos computacionais com o balanceamento da carga de trabalho, maior tranquilidade para a gestão do negócio com uma infraestrutura robusta e confiável, menor investimento em propriedade de software com as soluções adotadas, automatização de processos operacionais, simplificação do gerenciamento da infraestrutura e proteção efetiva contra perda de dados", lista.
O investimento total na solução, que é utilizada por 260 usuários simultâneos, foi de aproximadamente R$ 360 mil e, segundo Cunha, o retorno é imediato considerando a possibilidade de downtime praticamente nula.
O executivo informa também que a instituição tem, ainda para este ano, dois objetivos em relação a TI. O primeiro é a finalização do projeto de implantação de servidores em ambiente virtualizado, que tem o objetivo de criar uma infraestrutura de servidores virtuais visando melhorar a disponibilidade de arquivos na rede e também a possibilidade de uma maior agilidade na manutenção dos servidores através da console de gerenciamento da plataforma.
O outro é a finalização da implantação do da solução de business intelligence (BI) Oracle Database Stander Edition One, recentemente adquirida. O projeto visa entregar informações estratégicas para análise com um mínimo atraso em relação a uma transação ou evento dentro da empresa, bem como facilitar o acesso e distribuir informação de modo mais amplo em busca do envolvimento dos gestores dentro da empresa objetivando planejamento corporativo mais amplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.