Situado na cidade de Franca, interior de São Paulo, o Hospital Regional de Franca, fundado em julho de 1967, tem o objetivo de prestar assistência médico-hospitalar de alta qualidade, com ênfase na humanização dos serviços. Para isso, vem investindo parte do seu faturamento anual de R$ 50 milhões no aprimoramento das instalações, treinamento de profissionais e na aquisição de equipamentos de última geração.
O hospital tem suas operações baseadas em diversas soluções de tecnologia da informação e, para suportar a rotina diária, tinha como necessidade obter alta disponibilidade dos sistemas e maior eficiência nos processos da gestão de infraestrutura de TI. A instituição utilizava o a solução Oracle Database Standard Editem 10G, Cingiu Server, mas enfrentava uma perda de produtividade causada pela arquitetura Single Server, o que significa perda da qualidade e agilidade na prestação da assistência médico-hospitalar, além da perda financeira, não especificada pelo hospital.
Foi nessa situação que deu início a prestação de serviços da S2 IT. Aproximadamente 90 dias após uma análise das características e demandas do hospital, a empresa concebeu um projeto personalizado para uma nova infraestrutura no ambiente de TI, o qual foi implantado pela própria fornecedora, com o uso da suíte DAR – Disaster Automated Recovery, composta pelas soluções DBAr, DBCare e BKPon.
A DBAr é uma aplicação do conhecimento e expertise em benefício da pró-atividade e rápida e consistente reação na administração dos bancos de dados, com suporte de metodologia e maturidade de processos que garantem a qualidade nos resultados.
Focada em contingência, a DBCare automatiza processos em bancos de dados, evitando eventuais indisponibilidades dos sistemas de TI que poderiam parar a produção do hospital e causar enormes prejuízos em diversos aspectos do negócio.
O BKPon é uma solução de backup online automatizado que garante a segurança das informações, proporcionando a redução de tempo da mão-de-obra necessária para este processo, e conseqüentemente aumentando o foco nos processos de negócio.
O projeto cuidou também do aspecto da alta disponibilidade de processamento incluindo a instalação e configuração de Oracle Real Application Clusters (RAC). Após definição do escopo do projeto, a equipe da S2 IT dedicou 30 dias à implementação. A nova suíte demandou uma alteração no parque de hardware, hoje a infraestrutura de TI do hospital é composta por Servidores Dell PowerEdge R710 (2 em RAC); 2 HDs 300Gb SAS em RAID 1; 2 Placas de rede Gigabit – LAN; 2 Placas de rede Gigabit – Interconnect ; 2 HBAs conectadas de forma cruzada no Storage (iSCSI); 2 Fontes Redundantes; LAN Switch Tricom; Storage Dell PowerVault MD3000i (iSCSI); 10 HDs 300 Gb SAS em Raid 1+0; solução de backup via "ARCserve Agent for Oracle on Linux" em servidor dedicado para Backup Corporativo; 2 Switchs Gigabit para a LAN; e o Servidor de Contingência.
Daniel Cunha, responsável pela gestão da informação do Hospital Regional de Franca, cita entre os benefícios alcançados com a nova solução a alta disponibilidade tanto em situações de planejadas, como em eventuais manutenção de hardware e sistema operacional, quanto para os eventos não planejados. "Também ressaltamos o desempenho elevado dos aplicativos, a preservação do investimento com a escalabilidade da infraestrutura, melhor utilização dos recursos computacionais com o balanceamento da carga de trabalho, maior tranquilidade para a gestão do negócio com uma infraestrutura robusta e confiável, menor investimento em propriedade de software com as soluções adotadas, automatização de processos operacionais, simplificação do gerenciamento da infraestrutura e proteção efetiva contra perda de dados", lista.
O investimento total na solução, que é utilizada por 260 usuários simultâneos, foi de aproximadamente R$ 360 mil e, segundo Cunha, o retorno é imediato considerando a possibilidade de downtime praticamente nula.
O executivo informa também que a instituição tem, ainda para este ano, dois objetivos em relação a TI. O primeiro é a finalização do projeto de implantação de servidores em ambiente virtualizado, que tem o objetivo de criar uma infraestrutura de servidores virtuais visando melhorar a disponibilidade de arquivos na rede e também a possibilidade de uma maior agilidade na manutenção dos servidores através da console de gerenciamento da plataforma.
O outro é a finalização da implantação do da solução de business intelligence (BI) Oracle Database Stander Edition One, recentemente adquirida. O projeto visa entregar informações estratégicas para análise com um mínimo atraso em relação a uma transação ou evento dentro da empresa, bem como facilitar o acesso e distribuir informação de modo mais amplo em busca do envolvimento dos gestores dentro da empresa objetivando planejamento corporativo mais amplo.
- Disponibilidade