Banco do Brasil lança aplicativo de pagamento por contactless em parceria com Visa e Oi

0

O Banco do Brasil, em parceria com a operadora de telefonia Oi e a bandeira de cartões Visa, anunciou nesta segunda-feira, 9, o lançamento oficial de um aplicativo que possibilita o  pagamento por aproximação (contactless) com smartphones. A nova solução, que promete transformar a maneira com que as pessoas pagam e gerenciam seu dinheiro, também permite a conferência do histórico de compras e balanço de pagamentos em tempo real.

Para isso, basta que o correntista selecione o aplicativo Ourocard Visa do BB em seu smartphone e aproxime o aparelho de um terminal de pagamento para concluir uma compra. A transação por aproximação já é aceita em mais de 1,4 milhão de estabelecimentos comerciais do país.

O pagamento é possível através da tecnologia Near Field Communication (NFC), tecnologia que permite que smartphones enviem informações da transação de forma segura para um terminal eletrônico. Este aplicativo será usado por um número limitado de portadores de cartão antes de estar disponível para todos os clientes do banco.

"A popularização da internet e da tecnologia móvel está mudando a forma de como as pessoas compram, pagam e são pagas ao redor do mundo", afirma Percival Jatobá, vice-presidente sênior da Visa do Brasil. "Engajar os fãs do futebol através do aplicativo temático nos permite demonstrar a simplicidade, segurança e conveniência que a tecnologia de pagamentos móveis oferece para consumidores e comércios em todos os lugares", conclui o executivo.

"No BB temos a estratégia clara de prover alternativas ao cliente em relação ao uso do dinheiro. As soluções de contactless vem ao encontro da nossa intenção de oferecer uma forma de pagamento simples, segura e rápida aos nossos clientes, principalmente em compras de pequenos valores, o chamado small ticket, visto que ainda hoje no Brasil há muita utilização de papel moeda. Recentemente tivemos o lançamento da família de cartões Ourocard com tecnologia contactless e agora vamos disponibilizar aos nossos clientes a possibilidade de fazer esse mesmo tipo de operação usando apenas o aparelho celular", afirma Raul Moreira, diretor de cartões do Banco do Brasil.

O executivo afirma ainda que a parceria com a Visa e Oi é um passo importante para a ampliação das soluções inovadoras implantadas de forma pioneira pela Instituição nos últimos anos, a exemplo dos serviços bancários por celular, por meio de qualquer aparelho e operadora de telefonia móvel, sem restrições; o serviço de mensagens via celular, que alerta o cliente sobre cada transação feita com cartão e na conta corrente, a plataforma de mobile payment, baseada em SMS e, mais recentemente, o lançamento das soluções de cartões pré-pagos vinculados ao celular, como o Oi Carteira e a BB Conta de Pagamentos.

"Essa é uma grande oportunidade de mostrar que os celulares com NFC podem ser usados em qualquer lugar de forma simples, segura e rápida", afirma Roberto Guenzburger, diretor de Produtos Móveis da Oi. "Com esta iniciativa, a Oi reforça seu posicionamento no mercado de pagamentos móveis complementando seu portfólio de produtos que inclui o Cartão de Crédito Oi e o Oi Carteira, ambos com dois meios de utilização, o tradicional (plástico) e o celular."

Como funciona

O aplicativo traz as informações do cartão que o cliente Banco do Brasil e Oi já possui em sua carteira. Todas as informações do cartão estão gravadas no chip da Oi inserido no smartphone habilitado com a tecnologia NFC, com nível de segurança igual à tecnologia de cartão com chip. Para realizar uma compra, basta selecionar a carteira digital, escolher a opção "Pagar", digitar a sua senha e aproximar o celular do terminal de venda habilitado. O aplicativo disponibiliza também notícias sobre futebol.

A Oberthur Technologies, fornecedora soluções de segurança digital para o setor da mobilidade, é a parceira tecnológica. A empresa forneceu a solução de mobile wallet, além de sua última geração de cartões NFC SIM, permitindo a realização de pagamentos móveis de forma fácil e segura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.