Aprovada criação de fundo para investimento de microempresas em inovação

0

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou projeto de lei (PLS 336/2013) que autoriza a criação do Fundo de Aval para Investimentos em Inovação de Micro, Pequenas e Médias Empresas (InovaMPES). Poderão pedir recursos do fundo as micro, pequenas e médias empresas com receita operacional bruta anual de até R$ 90 milhões, microempreendedores individuais e empresários individuais.

De acordo com o projeto, o InovaMPEs será exclusivo para avalizar o financiamento de novos produtos, processos e serviços ou o aprimoramento dos já existentes. O fundo poderá ser financiado com recursos orçamentários da União, doações de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, doações de pessoas físicas e rendimentos de aplicações financeiras.

O autor do projeto, o ex-senador Vital do Rêgo, argumenta que micro, pequenas e médias empresas não têm bens para oferecer em garantia a financiamentos necessários à sua modernização e por isso não conseguem acessar as linhas de crédito disponíveis. E a opção de fiança bancária, diz ele, implica em custo adicional que também inviabiliza a operação.

Os pequenos empresários contam hoje com dois programas federais de estímulo à inovação, sendo um do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), como informa o relator do projeto na CCT, senador Zezé Perrela (PDT-MG), em voto lido por Eduardo Amorim (PSC-SE).

Como nenhum dos programas prevê aval, os financiamentos disponibilizados não chegam a muitas empresas com potencial inovador, obstáculo que poderá ser superado com a criação do InovaMPEs, afirmam os senadores. O PLS 336/2013 segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.