Negócios pós-coronavírus podem ser o fim ou recomeço de uma jornada

0

Pense comigo:  O cenário atual, nos aponta um triste cenário: o fim de muitos CNPJs, especialmente dos micro e nano empresários. Esses foram os primeiros impactados: pesquisas nos mostram que cerca de 40% dos MEIs tiveram sua renda interrompida nos primeiros dias da pandemia. Infelizmente, muitos ainda não voltaram nem voltarão a abrir.

 Desde 2010, tendo estudado modelos de negócios. Sou reconhecidamente defensor, incentivador, mentor e investidor de negócios inovadores. Porém, com a pandemia do Covid-19 desde o início de março observei que não basta o chamado "reposicionamento". Tenho falado muito que este é um momento de cada negócio olhar para o seu DNA, para sua força motriz e redefinir os rumos da sua navegação.

 Nesse sentido, é importante que os modelos de negócios se revistam de uma nova camada, que tenho chamado de Atributos dos Negócios no Pós-coronavírus.

 Por isso, usando os nove blocos do modelo canvas, listo aqui os principais aspectos que precisam ser observados:

No que se refere ao Segmento de Cliente, hoje é preciso ver o Perfil do Cliente individualmente: 

  • É preciso olhar o cliente a partir de uma singularidade, pois cada pessoa demonstra neste momento uma dificuldade distinta. É preciso olhar cada caso;
  • Compreender o contexto a situação de cada cliente e não querer generalizar;
  • O cliente está buscando cada vez mais uma oferta singular;
  • Por outro lado, existem grupos com necessidades em comum, por exemplo, donos de cães e gatos que não podem dar a devida atenção aos pets, idosos que não podem fazer compras, pais que não sabem lidar com a rotina das crianças em casa. 

Lanço a seguinte provocação: Como você pode sanar essas necessidades específicas?

É aqui entra a Proposta de Valor, já que o cliente está mais exigente. Como focar novas propostas e ideias se eu não conheço as necessidades desse cliente (e, muitas vezes, ele é invisível aos meus olhos?). Vamos às dicas: 

  • Ficar atento em oferecer conveniência, ou seja: o que for mais fácil e prático para o cliente;
  • O preço vai estar vinculado muito mais ao valor do que do atributo objetivo do produto. Seu produto responde à essas expectativas?
  • A segunda palavra de ordem: segurança e a noção de cuidado: como seu cliente percebe os cuidados que sua empresa está tendo neste cenário?
  • Incorporar o cuidado na sua proposta de valor. Valor é algo relacionado a comportamento humano. Nunca se discutiu tanto a frase "agregar valor".

No que se refere aos Canais, que é onde seu cliente irá encontrá-lo, pense na proporção de uma ideia "multicanal" e sua disponibilidade à essa conveniência.

Refiro-me aqui à proposta de multicanais – físicos e, principalmente os digitais:

 ·         O cliente encontra o produto pelo Facebook, acessa o site, faz a compra, recebe a confirmação pelo Whatsapp e depois vai até a loja só para retirar o produto. De forma bem simplificada, esta é a ideia do omnichanell, que ganha força neste período de quarentena.

  • Embora seja mais difícil a implementação internamente, para o cliente é uma grande vantagem e há um menor desgaste de energia, não ter que, a cada canal acessado, contar todo seu histórico e jornada.

 Sobre o Relacionamento com o Cliente, mais do que nunca são necessárias empatia e compaixão:

  • Neste momento delicado, o relacionamento a partir dos canais deve ser de maior cuidado, em que você se coloca no lugar do cliente e apresenta uma solução ao problema dele;
  • A compaixão é um atributo exclusivo dos seres humanos. Desde que nascemos, temos alguém que cuida e nós enquanto não somos capazes de sobreviver sozinhos. Ao contrário dos animais, a empresa que demonstra compaixão, ganha mais do que uma venda. Ganha clientes fiéis.

 Para finalizar, mentores, empreendedores e gestores de negócios não podem desconsiderar cinco blocos que fazem parte de todos os modelos de negócios:

 Fontes de Receita, o que gosto de chamar de "Escambo de valor". Se estivermos falando em repensar negócios, uma meta é importante: é mister pensar em novas formas que não limite somente a troca de produto por dinheiro.

 Recursos, mais do que nunca, eles passam a ser, cada vez mais compartilhados e colaborativos e são mais bem utilizados e reciclados de forma compartilhada por todos. Busque parceiros!

 Distribuição das Atividades um único objetivo e resultado para todos. O isolamento vai exigir mais colaboração e contribuição por parte de cada membro da equipe.

 Parcerias-Chave são aquelas que garantem ao projeto ou negócio, apoio e compromisso imensuráveis, onde é comum o sentido de solidariedade e responsabilidade social. Fortalecer o relacionamento com seus fornecedores, oferecendo apoio é indispensável e pode ser um diferencial.

 Estrutura de Custos, sem medo ou meias-palavras, a palavra de ordem é Racionalizar. Pense: quais são os custos importantes que não podem ser substituídos? Tenha em mente: utilize melhor o dinheiro que você tem., pause projetos que não sejam prioritários e aposte, de fato, naquilo que merece sua atenção e que faz parte da sua reinvenção pós-coronavírus. Todos os seus recursos devem ser destinados a isso.

 Não fique com medo. Você também pode transformar a crise em oportunidade. Não fuja da onda. Olhe o movimento, confie em você e seja prudente. Surfe nela.

E claro que, diante disso tudo, mais importante do que ter pessoas e pensamentos positivos para superar a crise, aja positivamente também. É a sua ação que superará a adversidade. E comece compartilhando esse texto com algum amigo seu que precisa ler isso hoje.

Marcelo Pimenta, professor da ESPM,

PS – Se você quer conhecer mais sobre o modelo Canvas eu tenho um curso grátis sobre o assunto que você pode fazer aqui – https://bit.ly/canvas-udemy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.