Pesquisa mostra que 89% dos brasileiros mudaram hábitos financeiros na pandemia

0

A pandemia do novo coronavírus já mudou a relação que quase 9 em cada 10 brasileiros têm com o dinheiro. Segundo pesquisa Ibope Inteligência, encomendada pelo C6 Bank, 89% das pessoas já alteraram hábitos financeiros. A principal mudança foi a diminuição dos gastos, citada por 51% dos entrevistados. A pesquisa aponta que 27% dos brasileiros passaram a guardar mais recursos para se prepararem para as incertezas no futuro. Do total de entrevistados, 22% começaram a atrasar o pagamento de boletos, contas ou outros compromissos financeiros.

O estudo também revela que a pandemia afetou a renda da maioria (55%) dos brasileiros das classes A, B e C com acesso à internet, público que participou da pesquisa. Entre eles, 66% afirmam que a queda na renda foi superior a 25%.

A relação dos brasileiros com os bancos também sofreu alterações – 43% deixaram de frequentar agências bancárias e 46% afirmam que têm utilizado produtos financeiros digitais (aplicativo, internet banking, cartão virtual) com mais frequência. Também houve parcial migração das lojas físicas para o e-commerce, já que 31% dos entrevistados contaram que a maior parte das compras passou a ser feita de forma on-line. A pesquisa também mostra que os brasileiros começaram a checar o extrato bancário com mais frequência e que passaram a prestar mais atenção em taxas e tarifas cobradas pelos bancos.

"Com a queda na renda das pessoas, é fundamental colocar na ponta do lápis o gasto com taxas e tarifas bancárias. As despesas com serviços bancários chegam a 1% do orçamento das famílias, e o valor desses serviços aumentou 150% desde 2008. A crise deve forçar os clientes dos bancos a comparar esses valores no mercado e a encontrar alternativas com melhor custo-benefício", diz Maxnaun Gutierrez, responsável pela operação de pessoas físicas no C6 Bank.

Medo da crise

A pesquisa Ibope Inteligência/C6 Bank também mapeou as principais preocupações dos brasileiros em relação às finanças. Pouco mais da metade (55%) tem medo de não conseguir dinheiro suficiente para atender as necessidades da família durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. O segundo maior receio nessa área é depender da ajuda de outras pessoas para fechar as contas, resposta citada por 37% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros das classes A,B e C com acesso à internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.