Novo Nordisk e Bluefields lançam programa de inovação aberta com aceleração de startups

0

Inovação aberta é o conceito que está movendo empresas sólidas no mercado como a Novo Nordisk e ajudando indústrias e organizações a promoverem ideias, pensamentos, processos e pesquisas, a fim de melhorar o que fazem e identificar novas oportunidades. A Bluefields, aceleradora de negócios, está junto com a Novo Nordisk em um programa de inovação aberta com foco nos segmentos de alimentos, saúde e agronegócio: o Biodigital Startups. Muito além da aceleração das startups, o programa oferece: intercâmbio cultural entre startups e empresas, validação de soluções inovadoras para ajudar empresas nos projetos internos e de clientes, e inovação cruzada, onde as companhias participantes cooperam entre si, trocando melhores práticas de inovação e identificando desafios em comum.

Para a Novo Nordisk, empresa global líder em pharma e presente no Brasil desde a década de 90, fazer parte do programa é a possibilidade de aprender e ensinar com o Biodigital Startups. "Acreditamos que a inovação é construída com conhecimento adquirido em conjunto com diferentes agentes do ecossistema de inovação e a startup é um deles. Além disso, temos como estratégia acelerar nossa jornada e entender a forma de organização das startups. Sabemos também que os membros do ecossistema podem se ajudar mutuamente, então acreditamos que podemos contribuir para o crescimento de algumas dessas novas empresas construindo juntos soluções e compartilhando nossa experiência também," explica Juliana Cunha, gerente de Inovação e Estratégia da Novo Nordisk.

As startups que participarão do programa podem ficar empolgadas com os planos da Novo Nordisk para quem participar do projeto. "Vamos trazer para a startup a visão de negócio com necessidades reais do nosso mercado. Queremos em contrapartida aprender com os processos das startups e que ao final do programa os produtos desenvolvidos ou aprimorados possam ser passíveis de serem implementados por nós", conclui Cunha.

Oportunidade para outras empresas

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) só em 2020, gerou mais de 152 novas tecnologias que atingem tanto o setor agro e alimentício. Impulsionada pela necessidade de soluções na pandemia, as healthtechs em 2020, foram o terceiro setor de maior atuação no mercado de startups no Brasil, segundo dados da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), são 396 empresas no setor de saúde e bem-estar. Esses dados evidenciam que o Brasil tem uma profunda vocação para inovar em saúde, alimentos e agronegócio.

A Bluefields quer expandir o programa para mais duas empresas parceiras com sintonia nas áreas presentes no programa. Ao desenvolver sinergias entre grandes companhias, empreendedores e tecnologias aplicadas nestes setores por meio de iniciativas como o Biodigital Startups, são criadas oportunidades de acelerar os ecossistemas de inovação e contribuir para a economia do país.

"Aceleradoras têm vocação de coadjuvante. Muitas startups de hoje serão as grandes empresas de amanhã. Então, fomentar relacionamentos entre essas startups e empresas como a Novo Nordisk, que construíram ao longo de décadas uma história em inovação, é algo muito relevante para o ecossistema brasileiro", conclui Paulo Humaitá, fundador e CEO da Bluefields.

Método de aceleração

O programa de aceleração Biodigital Startups consiste em 12 encontros onde serão aplicadas metodologias de desenvolvimento de negócio, focadas na estruturação da startup, cujo conteúdo será disponibilizado 100% online, assim como todas as interações. Cada grupo de 10 startups selecionadas terão um Startup Partner, para acompanhar a evolução da startup, além de conectar com mentores e investidores.

Serão analisadas startups em estágio inicial de comercialização ou fase de tração. Os itens avaliados são: time e perfil dos sócios, aderência e potencial de negócio entre startups e empresas participantes, prontidão tecnológica e outros critérios técnicos.

Inscrições abertas até 31 de julho de 2021pelo link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.