Publicidade
Início Notícias Gestão Transformação digital e M&A são prioridades na recuperação das empresas brasileiras, diz...

Transformação digital e M&A são prioridades na recuperação das empresas brasileiras, diz estudo

0
Publicidade

A 23ª edição do Global Capital Confidence Barometer, da EY, revela que, em níveis globais,  as empresas estão satisfeitas com o desempenho alcançado durante a pandemia, mas reconhecem que precisam continuar investindo em busca da recuperação, apesar da receita e do lucro terem sido atingidos (88% e 92%, respectivamente),

Em meio à crise, 63% das empresas planejam uma estratégia voltada à revisão de portfólio, com foco no investimento em recursos digitais e de tecnologia centrados no cliente. O estudo aponta que as fusões e as aquisições se mostram como a opção estratégica preferida para 49% nos próximos 12 meses, visto que as empresas buscam acelerar o crescimento pós-pandemia.

O cenário no Brasil

No Brasil, os executivos também se mostram receptivos à estratégia voltada a fusões e aquisições, mantendo o foco na transformação digital e visando melhores margens de lucro. Porém, por terem sido fortemente atingidos durante a pandemia, os executivos brasileiros permanecem cautelosos, apesar do aumento da atividade econômica observada no início de 2021, e por isso acham que a recuperação levará mais tempo.

O estudo aponta que, para 86% desses executivos, houve queda significativa nas receitas e na lucratividade das empresas em meio à pandemia da Covid-19, como consequência da paralisação da economia do Brasil. Com uma segunda onda do vírus se espalhando de forma contundente pelo país, a pandemia ainda é vista como sendo o maior risco para o crescimento dos negócios.

Em relação à recuperação econômica, apenas 17% (contra 46% em nível global) esperam ver as receitas voltando aos níveis anteriores à pandemia ainda em 2021. Outros 52% acreditam que isso só será possível a partir de 2022. Quanto à lucratividade, os executivos brasileiros creem que ela será possível em 2022 (28%) ou 2023 (38%).

“No Brasil, cenário será desafiador para as empresas, com a pandemia em andamento, alta da inflação e todas as expectativas que envolvem a eleição presidencial de 2022. Se parte dos executivos brasileiros acredita que a recuperação do país levará mais tempo, eles demonstraram níveis satisfatórios de confiança, baseada na crença de que o Brasil se encontra em uma situação temporária”, explica o sócio da EY-Parthenon Strategy Practice, Eduardo Tesche.

Foco na tecnologia e no digital

Quanto aos investimentos necessários para ajudar na recuperação, o foco no digital e na tecnologia foi apontado como o motor da estratégia de crescimento. O estudo mostra que os esforços empenhados na transformação digital durante a pandemia tiveram um desempenho melhor do que a concorrência para 32% dos executivos, mas 35% deles consideram que o desempenho foi abaixo do esperado.

Nesse cenário, o uso de tecnologia e de automação, visando à melhoria das margens de lucro e da escalabilidade e a substituição da mão de obra de alto custo, é uma opção considerada por 28% dos executivos brasileiros entrevistados, sendo que 27% almejam fazer uso das plataformas digitais no intuito de melhorar as interações com os clientes.

Fusões e aquisições

Na comparação com o cenário pré-pandemia, os executivos se mostraram mais cautelosos em relação às estratégias baseadas em fusões e aquisições.

Se antes os planos de compras em 2020 era uma das grandes prioridades para 66% dos executivos, o cenário mudou e as ações de M&A permanecem nos planos de 43% dos executivos nos próximos 12 meses. Nesse grupo, para 69% das empresas brasileiras, a tendência é que haja uma propensão a fusões e aquisições visando ao mercado interno.

O estudo é produzido regularmente com executivos de grandes empresas em todo o mundo e tem como objetivo medir sua confiança em relação às perspectivas na economia, identificar tendências e práticas, além de analisar de que maneira as empresas podem se preparar para o futuro.

Para a edição atual, foram entrevistados mais de 2,4 mil executivos, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, integrantes de empresas de 52 países e de 15 setores da economia, tais como serviços financeiros, telecomunicações, consumo e varejo, tecnologia, mídia e entretenimento, saúde, transporte e energia, entre outros. Do total de entrevistados, cerca de 2 mil são executivos C-level.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile