Como a tecnologia reformula a Gestão de Assinaturas?

0

Impulsionada pela pandemia, a sociedade enfrenta um complexo processo de transformação digital. As mudanças, por sua vez, têm ocorrido como reflexo direto do desenvolvimento de novas tecnologias e, com isso, transformando o modo de executar algumas ações. Dentro do ambiente corporativo, os benefícios são imensuráveis, uma vez que novas ferramentas tecnológicas têm otimizado toda a rotina de trabalho, trazendo mais agilidade, com menos entraves e maior segurança.

Neste sentido, as demandas relacionadas à assinatura de documentos e contratos também passaram por alterações. Com o apoio de soluções tecnológicas, esse processo, que antes era moroso e burocrático, passou a ser digitalizado. Tal inovação, é vista não apenas na etapa de assinatura dos documentos, mas também em seu processo de compartilhamento, trazendo maior efetividade em todo o gerenciamento dessa tarefa. Essa tendência tem sido um diferencial para as empresas que buscam se atualizar, deixando de lado a execução manual para elevar a eficiência e segurança na conclusão das ações contratuais.

Uma vez que o dinamismo se tornou essencial para que as empresas permaneçam ativas no mercado, coordenar todos os processos relacionados ao gerenciamento de documentos é um grande desafio para muitos negócios. Sendo assim, para otimizar as demandas, os profissionais que atuam nessa esfera devem contar com o apoio de soluções e plataformas com poder de assessorá-los, a fim de tornar o fluxo contínuo e produtivo.

Tendo em vista o potencial tecnológico, administrar manualmente toda essa gestão passa a ser uma atividade obsoleta, além de favorecer um ambiente inseguro para os colaboradores. Isso porque, em consequência da gestão tradicional, o processo tem a sua complexidade elevada, aumentando a possibilidade de erros e, principalmente, a falsificação de assinaturas, por exemplo. Portanto, explorar novos caminhos que tenham como viés a inovação, propicia ao negócio uma ampla vantagem sobre seus concorrentes.

Digitalização otimiza tempo e reduz custos

Os recursos tecnológicos revolucionaram toda a estrutura organizacional, trazendo benefícios para diversas frentes do negócio. Quando pensamos na automação do processo de gerenciamento e assinatura eletrônica, a diminuição de custos referente ao armazenamento se destaca, uma vez que todos os dados ficam retidos em uma mesma plataforma online, eximindo a necessidade de um espaço físico. Dessa forma, as pilhas de papeis se tornam dispensáveis, assegurando a proteção de todas as informações importantes em um local seguro, que resulta em um ambiente de trabalho confiável.

Além disso, o apoio da tecnologia impacta no desempenho dos colaboradores, uma vez que facilita o acesso dos materiais. Com o processo de digitalizar as etapas, a agilidade se torna presente em todas as ocasiões, desde a elaboração de um contrato até o seu vencimento. Neste contexto, o gerenciamento de assinaturas também auxilia a monitorar a vida de um contrato, ajudando no controle das obrigações e de datas importantes.

Assinatura para cada necessidade contratual

Por conta da volatilidade do âmbito empresarial, cada documento tem um protocolo que se difere dos demais, o que pode ser um problema para quem não conta com uma gestão efetiva e coordenada. Em razão disso, aqueles que tem o apoio da tecnologia nessa demanda se adaptam melhor para concluir cada rubrica conforme as diretrizes de qualquer registro.

Para finalizar, ressalto que a tecnologia é o caminho para acompanhar a necessidade do âmbito empresarial, somando inúmeros benefícios para as companhias que desejam digitalizar o gerenciamento das assinaturas. Tal estratégia torna todo o processo mais simples, seguro, ágil e, consequentemente, gera um fluxo efetivo de conclusão e monitoramento desse processo.

Regis Lima,  COO na Lumen IT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.