Publicidade
Início ESG Leão Alimentos e Bebidas tem como meta reciclar 100% dos resíduos sólidos...

Leão Alimentos e Bebidas tem como meta reciclar 100% dos resíduos sólidos em 2022

0
Publicidade

Segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) o Brasil recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados, percentual que se mantém há pelo menos 3 anos. Um dos motivos que dificulta esse avanço é o baixo índice de brasileiros com acesso à coleta seletiva: apenas 41,4% da população. Já de acordo com o Waste Atlas, a taxa de reciclagem no Brasil é de apenas 3%, sendo o alumínio o material mais reciclado (97, 9%) e embalagens cartonadas as com menores índices, (26,6%).

Na região Sul do País, essa realidade é um pouco melhor. Dados do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), revelam que 88,57% dos resíduos na região têm destinação correta, com 73% de cobertura do serviço e 78,45% em arrecadação específica, mas de todo esse material apenas uma parcela ainda pequena de 7,82% chega ao fim do processo de reciclagem.

Para auxiliar e melhorar o índice de reciclagem no Brasil, há anos, a Leão Alimentos e Bebidas trabalha para alcançar o aterro zero, enviando 100% dos resíduos gerados no seu processo produtivo como (plásticos, papeis, papelões, orgânicos, entre outros) para reciclagem ou compostagem. O índice atual está em 98,94%.

Além das boas práticas de gestão de resíduos dentro das suas unidades produtivas a Leão, também segue investindo no aprimoramento das suas tecnologias e desta forma, fez uma troca de tecnologia em uma das suas linhas de produção, permitindo reduzir a utilização de aproximadamente 4 toneladas ano de plásticos em seus produtos. Hoje temos uma parte do portfólio que já está sendo produzido sem a presença do plástico celofane em volta das caixinhas.

“Partindo de um entendimento de corresponsabilidade, na Leão as diretrizes decorrentes do que hoje se convencionou chamar de ESG, são consideradas transversais à dinâmica do próprio negócio e devem estar intrínsecas em nossos valores”, afirma Fabiano Rangel, head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas.

Para a Leão, o estímulo contínuo e de evolução no desenvolvimento de práticas sustentáveis no campo é essencial, visto que 100% da matéria prima utilizada é agrícola. Além disso, o processo industrial é de baixa intensidade energética. “Nos preocupamos com todos os recursos, e hoje a indústria é eficiente em termos de consumo de recursos hídricos, possibilitando um produto natural e dotado de sabores, aromas e funcionalidades na sua essência”, reforça Rangel.

A unidade fabril em Fazenda Rio Grande, no Paraná, foi a primeira no Brasil a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por ser considerada na construção, em 2012, como uma “fábrica verde” – a primeira do Sistema Coca-Cola na América Latina. Esta modalidade de arquitetura permite iluminação natural, e/ou mais eficiente, sistemas de ventilação naturais, captação e aproveitamento de água das chuvas, entre outras boas práticas de redução de impactos ambientais de uma indústria.

A produção do Chá Matte também está alinhada com a colaboração local e com o meio ambiente. Ela começa com a plantação e colheita da erva-mate feitas pelos chamados ervateiros. Ao adquirir a matéria-prima diretamente deles, a Leão privilegia a agricultura familiar e o estímulo às pequenas indústrias no sul do País. Vale ressaltar que a erva tem baixo ou zero impacto ambiental o que contribui para o desenvolvimento região paranaense, onde as fábricas da Leão estão localizadas.

Quando plantada e manejada de forma adequada, ela pode seguir produtiva por mais de 40 anos e seu cultivo pode estar associado a estratégias de recuperação florestal, sequestro de carbono, revitalização e preservação de mananciais hídricos.

A Leão também se compromete com o uso responsável dos recursos hídricos. Em 2020, por exemplo, foi implementado um projeto de reuso de água, reduzindo em 100% o volume de lançamento de efluente, que hoje retorna para integralmente para a unidade como água de reuso para atendimento aos fluxos sanitários, irrigação de jardins e limpeza externa, reduzindo assim em 32% a demanda de água potável que antes era utilizada nestas situações.

“Assegurar o crescimento do negócio pautado em premissas que nos levem ao desenvolvimento sustentável, está nos valores da Leão. Afinal, nutrir esse olhar para com um futuro melhor é essencial. Quando as empresas mapeiam os seus impactos ambientais, agem sobre eles e comunicam com transparência, assumem compromissos de melhoria contínua e ainda, exercem um papel educativo junto as demais empresas e seus consumidores”, complementa Rangel.

ESG FORUM 

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile