Publicidade
Início Notícias Comunicações Movimento Open 5G @Campinas vai construir rede de colaboração e pesquisa no...

Movimento Open 5G @Campinas vai construir rede de colaboração e pesquisa no município

0
Publicidade

Uma iniciativa colaborativa e aberta voltada à pesquisa, desenvolvimento, experimentação e inovação em tecnologias e aplicações 5G. Essa é a proposta do Open 5G @Campinas, movimento lançado na cidade de Campinas, nesta quarta-feira,8, no interior de São Paulo, com a intenção de inspirar outras regiões do país e impulsionar o ecossistema brasileiro de inovação voltado à tecnologia 5G.

A assinatura do documento Manifesto pela Inovação Aberta com 5G aconteceu na Prefeitura Municipal de Campinas, um dos parceiros idealizadores dessa iniciativa, que conta também com a participação do CPQD, da Embrapa, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da PUC Campinas e da TIM.

A exemplo dos principais ecossistemas de inovação do mundo, o Open 5G @ Campinas está aberto a novos parceiros interessados em se integrar ao movimento — como fornecedores de dispositivos, equipamentos e software, startups, instituições de pesquisa e inovação e empresas de diversos segmentos –, construindo um ambiente de rede capaz de habilitar e impulsionar a criação e o refinamento de tecnologias, aplicações e modelos de negócio relacionados ao 5G.

Considerando que é uma tarefa árdua para um único ator cobrir todas as exigências do 5G e que o futuro dessa tecnologia — e sua sustentabilidade econômica – requer uma colaboração ampla, o Open 5G @ Campinas tem como objetivo reunir uma rede conectada de pessoas, organizações, equipamentos e laboratórios que poderão abrigar projetos de naturezas diferentes. Entre eles, plataforma para pesquisa, desenvolvimento e testes de novas tecnologias e casos de uso, ambiente de aprendizado prático e laboratórios para validação de novas tecnologias.

“A intenção é trazer novos atores com atuação não só em Campinas, mas no cenário nacional, que tenham interesse em desenvolver ou testar soluções e aplicações 5G em vários segmentos, como saúde, educação, agronegócio, cidades e indústria”, explica o presidente do CPQD Sebastião Sahão Júnior. “Para isso, os parceiros do Open 5G @Campinas irão colocar à disposição de outros interessados em aderir a esse movimento a infraestrutura de laboratórios e de rede já disponível, que vem sendo utilizada em projetos em andamento, por exemplo, com recursos do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)”, acrescenta.

Entre as diretrizes que norteiam as ações do Open 5G @Campinas, destacam-se o foco nas demandas de empresas e da sociedade, o uso de arquiteturas e componentes abertos, a inovação de forma aberta e colaborativa e o estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica. A partir da oferta de um ambiente dotado de infraestrutura 5G fim a fim, será possível habilitar e impulsionar o desenvolvimento de tecnologias para essas novas redes, como Open RAN, fatiamento (slicing), orquestração e automação, Inteligência Artificial, core e edge computing, entre outras.

As empresas, startups e instituições interessadas em conhecer — e eventualmente aderir — ao Open 5G @Campinas podem acessar o hotsite do movimento, pelo link www.cpqd.com.br/open-5g-campinas/#

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile