Empresas lançam programa de capacitação digital para a economia 4.0

0

O DOT digital group se associou à empresa de soluções educacionais P500 para colocar no mercado o primeiro programa de educação continuada digital do Brasil, a E²D500, focado exclusivamente em cursos voltados para a formação de profissionais capazes de atuar na economia 4.0, que tem como base a transformação digital.

São 10 programas de aperfeiçoamento, qualificação e certificação profissional em novas áreas do conhecimento – como Tecnologia BIM, Inteligência e Gestão de Dados, Segurança Cibernética, Internet das Coisas e Cidades Mais Humanas e Sustentáveis – para engenheiros, arquitetos, urbanistas, e profissionais do Direito, de Inteligência e Gestão de Dados e de TI, e também para coordenadores de cursos e docentes do ensino superior. A previsão é receber 4 mil inscrições já neste semestre.

"Nos últimos 20 anos, houve a criação de centenas de cursos de graduação, em especial nas engenharias, com foco na quantidade e muito descolados das necessidades do mercado de trabalho. Nosso objetivo é melhorar a qualidade da educação superior brasileira, com base em uma estratégia focada em potencializar a formação 4.0 nas graduações que mais serão impactadas pelas transformações digitais, e cujos profissionais serão fundamentais para o país dar esse salto", explica o engenheiro civil e professor universitário Aécio Lira, um dos fundadores da P500 Soluções Educacionais, junto com os também engenheiros e educadores Vagner Cavenaghi e Waldomiro Loyolla.

Os programas de capacitação, atualização e aperfeiçoamento são direcionados a profissionais recém saídos das universidades ou que já estejam no mercado de trabalho nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, onde os primeiros 40 polos foram estruturados. Até 2024, os sócios da E²D500 acreditam que esse número já terá crescido mais de dez vezes, chegando a 500 polos.

As capacitações ocorrerão por meio de cursos online e plataformas sociais e interativas, que formam o que é atualmente chamado de Nuvem de Aprendizado Pessoal (PLC – Personal Learning Cloud). Haverá monitoria e tutoria, realizadas por instrutores com alto nível de qualificação técnica.

"Queremos ser um divisor no modelo educacional brasileiro, tanto pela metodologia quanto pelos atores envolvidos nesse projeto. O portfólio de cursos tem tudo para causar enorme impacto no setor tecnológico, elevar a qualidade e a produtividade desses segmentos, aumentar as chances de empregabilidade dos profissionais – e consequentemente a sua renda – e ajudar o país a se tornar mais competitivo no cenário global", afirma Rubens Oliveira, COO do DOT digital group.

A moderna metodologia de ensino-aprendizagem adotada nestes cursos permite que o aluno não só se capacite tecnicamente, mas que também desenvolva competências sócio-comportamentais, as chamadas soft skills, e aumente sua rede de relacionamento (networking).

"É um programa preparatório voltado aos profissionais-chave para darmos um salto estratégico do mundo 3.0 para o 4.0, que tem como característica principal ser baseado em computação excessiva de dados. Onde todo conhecimento, contexto de decisão e toda a aquisição de entendimento do ambiente, das cadeias disruptivas, ocorrem por meio da captação intensiva de dados, inteligência e gestão dessas informações. Sair do ponto A (3.0) para o B (4.0) vai exigir uma preparação intensa que hoje não é contemplada pelas escolas de ensino superior", diz Lira, ressaltando que essa necessidade de evolução é ainda mais latente nas escolas de engenharia, sejam as públicas, privadas, com ensino presencial ou Ensino a Distância (EaD).

Segundo o engenheiro, a capacitação destes profissionais nestas novas áreas de conhecimento será capaz de promover impactos transformadores na servitização e na sustentabilidade dos negócios, nas áreas de energia, agro, cidades inteligentes, robótica e health care (na fusão das engenharias e medicina), todos eixos fundamentais da economia 4.0.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.