Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) São Paulo concentra 35% das tentativas de fraude no e-commerce brasileiro, diz...

São Paulo concentra 35% das tentativas de fraude no e-commerce brasileiro, diz estudo

1
Publicidade

A cada 100 compras fraudulentas na internet no Brasil, 35 são feitas em São Paulo. Esta é uma das conclusões do Censo da Fraude 2020, elaborado pela Konduto, a partir da análise de mais de 175 milhões de pedidos que passaram pelos sistemas da empresa entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

Para apontar quais são os estados e regiões com mais e menos pedidos fraudulentos, a Konduto considerou o fraud share, que leva em conta a representatividade de cada unidade federativa dentro do cenário da fraude em pagamentos digitais em todo o Brasil. O índice é calculado dividindo a quantidade de tentativas de fraudes de cada estado pelo total de tentativas de fraude no País.

O resultado do levantamento mostrou que São Paulo responde por 35,57% das tentativas de fraude e lidera o ranking com ampla margem mesmo com queda de mais de 5% em relação ao ano passado. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (10,34%), Minas Gerais (7,55%), Bahia (6,51%) e Paraná (5,49%). O Distrito Federal, cujo fraud share caiu de 3,63% para 2,50%, é a unidade federativa que mais perdeu posições na lista se comparado ao ano passado (de oitavo para 12º). Por outro lado, o Amazonas, que oscilou de 0,48% para 0,64%, é a que mais subiu (de 23º para 19º).

O relatório também faz um recorte por regiões. Neste caso, o Sudeste é o primeiro em tentativas de fraude (com 55,33%, contra 60,03% em 2019). O Nordeste é o segundo, com 18,74%, agora seguido mais de perto pelo Sul, que saltou aproximadamente cinco pontos percentuais em relação ao ano passado e responde por 14,01% dos pedidos ilegítimos. Centro-Oeste (8,01%) e Norte (3,92%) fecham a lista.

“São Paulo e o Sudeste concentram o maior número de pedidos ilegítimos porque são o estado e a região com o maior share no e-commerce nacional”, explica Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto. Neste caso, segundo ele, a atividade dos criminosos cibernéticos acaba se diluindo em meio a um número expressivo de “compras boas”. Em locais com menos share, ocorre o contrário, com as compras fraudulentas se sobressaindo diante de um número total menor de pedidos legítimos.

“O relatório inclusive mostra como metodologias diferentes de cálculo, que não consideram o fraud share, apontam que proporcionalmente estados do Norte e do Nordeste, como Maranhão, Ceará e Pará, podem ter mais tentativas de fraude, o que não faria sentido em números absolutos”, conclui Canabarro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile