Startup acelerada pelo FIEMG Lab é comprada por grupo catarinense

0

A Mvisia, que faz parte do grupo de startups aceleradas pelo FIEMG Lab 4.0 e é especializada em soluções de inteligência artificial aplicada à visão computacional para a indústria, foi comprada pela WEG S.A. A empresa, que passa a ter 51% do capital social da startup, está localizada no município de Jaraguá, Santa Catarina, e atualmente é considerada uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

A WEG é um dos destaques no ramo de Visão Computacional para a indústria, possuindo softwares e sistemas de visão próprios, com forte know-how em aplicações de processamento embarcado e algoritmos de machine learning para vídeos e imagens, com integração aos sistemas MES utilizados na indústria, bem como no processamento em nuvem via dispositivos móveis ou integrado a plataforma aberta WEGnology.

"A nossa proposta de valor é tirar informações de imagens e vídeos utilizando técnicas de inteligência artificial e machine learning. Fazemos isso de uma forma rápida e simples", explica Fernando Lopes, diretor administrativo da startup. A Mvisia tem como principais produtos uma plataforma de visão computacional e uma linha de câmeras inteligentes, em que se consegue fazer análise de vídeos em tempo real, sem precisar de conexão com a internet ou uma grande estrutura de suporte.

Lopes conta que a negociação com a Weg começou em janeiro deste ano e que o contrato só foi fechado agora, devido a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. "A Weg é uma empresa brasileira, que trabalha com tecnologia nacional de ponta e, por isso, a proposta nos alegrou muito".

O grupo catarinense adquiriu 51% da startup, mas que a manterão os sócios, a equipe e a marca originais. "Mantivemos nossa autonomia e agora temos, por trás, uma grande estrutura. Estamos muito contentes com essa nova fase e batalhamos por isso durante cinco anos. Agora somos o braço da divisão computacional do Grupo WEG", comemora.

O programa de aceleração da FIEMG é voltado para startups com soluções industriais (indtechs) que promove o desenvolvimento de novas tecnologias e funciona como um hub de inovação aberta aplicada para a indústria. "Foi quase um ano de aceleração no FIEMG Lab e posso considerar que foi a melhor aceleração que já passamos", afirma Lopes, pontuando que a experiência foi completa, com riqueza de aprendizado e de convivência.

"Estruturamos muitas coisas com o conhecimento adquirido e fizemos muitas conexões", ressaltou salientando a importância de programas de conexões entre a indústria e agentes de inovação, como o FIEMG Lab. "Só assim conseguiremos mudar o cenário atual e sermos, finalmente, o país do futuro. Isso só depende de nós e de iniciativas pessoais", pontua diretor administrativo da Mvisia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.