Tendências de consumo mostram que as transações online estão em alta na América Latina e no Caribe

0
47

A Visa apresenta análise realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA), sua consultoria estratégica, que mostra que, quando comparado às médias de janeiro e fevereiro de 2020, o número de transações de e-commerce realizadas em maio pelos consumidores da região da América Latina e Caribe* subiu 6 pontos percentuais na categoria de gastos essenciais, que inclui alimentos, mercadorias em geral, despesas médicas e supermercado. Além disso, o número de transações de débito realizadas via e-commerce na região subiu 8 pontos percentuais.

O percentual anual de mudança no número de transações realizadas online vs. o número de transações realizadas presencialmente foi 5,8 vezes mais alto em maio de 2020, quando comparado à média de janeiro e fevereiro de 2020, o que mostra uma aceleração no uso de pagamentos digitais online por parte dos portadores de cartão da região no período analisado, durante a pandemia de COVID-19.

Tendências de consumo

As categorias de consumo que registraram o maior impacto na América Latina e no Caribe, considerando o número de transações realizadas na semana de 31 de maio de 2020 vs. os números da mesma semana em 2019 foram:

• Impacto positivo: produtos digitais (jogos, aplicativos e livros, filmes e TV online); pagamentos recorrentes (TV a cabo ou satélite, rádio, serviços de utilidade pública como luz, água e gás, assinaturas); e serviços profissionais (limpeza, construção, entrega/armazenamento/mudança, serviços financeiros, despesas legais).

• Impacto negativo: companhias aéreas, despesas de viagem, aluguel de veículos e transporte.
A análise também permite identificar duas tendências que ilustram sinais de recuperação no varejo, incluindo lojas de departamento, roupas e eletrônicos.

• A venda no varejo foi uma das categorias de consumo com o maior percentual de migração de transações presenciais para online durante o mês de maio de 2020, na comparação com o número médio de transações realizadas em janeiro e fevereiro de 2020 na América Latina e no Caribe.

• O número de transações de venda no varejo (presenciais e online) aumentou do ponto mais baixo, registrado na semana de 22 de março, até a semana de 31 de maio de 2020, impulsionado pela migração do consumidor para as compras online. As vendas no varejo online aumentaram 23 pontos percentuais em maio de 2020, na comparação com as médias registradas para janeiro e fevereiro de 2020.

A análise é realizada com base nos dados transacionais da VisaNet de janeiro a maio de 2019 e de 2020, comparando o número de transações semana a semana durante o período acima citado.

 

Deixe seu comentário