As redes sociais e aplicações de web 2.0 reduzem a eficiência da segurança de TI das empresas, de acordo com estudo da Check Point Software, fornecedora de soluções de segurança para internet. O levantamento mostra que 82% dos gerentes de TI entrevistados acreditam que as redes de relacionamento, aplicações de internet e widgets (pequenas aplicações de web móvel) ocasionam significativa redução de segurança para as organizações.
Entre os riscos provenientes da web 2.0, os executivos de TI citaram vírus, malware e perda de dados. Ainda de acordo com o estudo, 77% das empresas pretendem implantar uma solução para abordar tais vulnerabilidades nos próximos cinco anos.
O relatório mostra que as empresas consideram que os funcionários têm um papel preponderante para aujudar a reduzir os riscos da web, mas dizem que eles "raramente ou nunca consideram as possíveis ameaças à segurança corporativa ao realizar downloads de aplicativos da internet, streaming de vídeos e músicas, e quando entram em redes sociais".
Como resultado, a pesquisa alerta que a educação e conscientização são necessárias para ajudar os usuários finais a perceberem a importância do seu papel na manutenção da segurança de TI da organização.
- Vulnerabilidades