Publicidade
Início Notícias Gestão Sistema de Informações Eleitorais será lançado na quinta-feira

Sistema de Informações Eleitorais será lançado na quinta-feira

0
Publicidade

A Câmara dos Deputados lança nesta quinta-feira, 11, o Sistema de Informações Eleitorais (Siele), que visa facilitar a análise de dados relativos às eleições gerais de 2010 e 2014. O sistema também prevê a inclusão dos dados das eleições municipais de 2016, após sua realização.

A Consultoria Legislativa da Câmara (Conle), em parceria com o Centro de Informática (Cenin), trabalhou para criar um novo banco de dados e um sistema com interfaces mais amigáveis do que o divulgado a cada eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com informações detalhadas sobre os candidatos, suas respectivas campanhas e os resultados nas urnas. O objetivo foi facilitar estudos e comparações dos dados armazenados pelo TSE, inicialmente para auxiliar as atividades da Comissão Especial da Reforma Política, instalada em fevereiro de 2015. Agora, o Sistema de Informações Eleitorais passa a ficar disponível a todos os usuários do portal de internet da Casa.

Com patrocínio da Diretoria Legislativa (Dileg) e da Diretoria Administrativa (Dirad), o trabalho contou com o apoio dos professores Bruno Wilhelm Speck e Wagner Pralon Mancuso, da Universidade de São Paulo (USP), que contribuíram na definição dos parâmetros do sistema. O Siele foi um dos 12 finalistas do 19º Prêmio Excelência em Inovação na Gestão Pública, promovido pela organização do 22º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública.

O sistema reúne dados das eleições de 2010, 2012 e 2014 e permite levantar informações sobre a idade, sexo e etnia dos candidatos de forma cruzada com os locais das candidaturas, partidos e desempenho nas urnas. Também é possível pesquisar dados sobre a prestação de contas das campanhas, entre vários outros tipos de busca. Para as eleições de 2012 foi feita a integração de dados sobre municípios, capitais e faixa populacional oriundos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o Siele, a Conle pretende colaborar para os trabalhos da área política, especialmente lideranças e gabinetes parlamentares, bem como das áreas técnico-administrativa e de formação e pesquisa, como, por exemplo, a Secretaria-Geral da Mesa (SGM) e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Com o acesso para o público em geral, via internet, o sistema terá como beneficiários candidatos, partidos, cientistas políticos, jornalistas e outros estudiosos do assunto. As informações são da Agência Câmara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile