Publicidade
Início Notícias Comunicações Cerca de metade da América do Sul já conta com LTE-Advanced

Cerca de metade da América do Sul já conta com LTE-Advanced

0
Publicidade

Até o fechamento do primeiro semestre de 2018, 18 redes celulares estavam implantadas com tecnologias LTE-Advanced (LTE-A), geralmente comercializada pelas siglas 4G+ ou 4,5G no Brasil. Isto representa 47,4% das redes móveis existentes, ou seja, quase a metade delas.

Os países que desenvolveram LTE-A são Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Por outro lado, Bolívia, Paraguai e Venezuela ainda não implantaram esta tecnologia e oferecem serviços sob LTE.

A tecnologia LTE-Advanced é uma evolução do padrão LTE (4G), definida pela primeira vez no release 10 da 3rd Generation Partnership Project (3GPP), que oferece maiores velocidades de conexão. De acordo com o 3GPP, a LTE-Advanced oferece velocidades pico de 3Gbps para download e 1,5Gbps para upload. Entre suas principais vantagens, oferece carrier aggregation, uso melhorado de técnicas multi-antena, e suporte para Nodos Relay, o que possibilita maiores taxas de transferência, melhor desempenho e eficiência no uso de recursos.

Além disso, o estudo da 5G Americas mostra que pouco menos da metade das redes celulares na América do Sul (44,7%) operam utilizando banda de espectro de 700 MHz, também chamada “dividendo digital”, utilizada por muitas operadoras na América Latina para oferecer carrier aggregation e alcançar dessa maneira velocidades de LTE-Advanced.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile