Associações se unem para lançar plataforma que integra dados de produtos

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A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) lançaram um sistema de compartilhamento de informações de produtos. A intenção é utilizá-lo para melhorar a eficiência de toda a cadeia de abastecimento – da indústria ao varejo – com serviços que se iniciam desde a fotografia das embalagens de seus produtos até a qualificação total das informações deles em uma plataforma.

De acordo com a GS1 Brasil, o sistema nasce para atender uma demanda do mercado, onde hoje as descrições da nota fiscal de um fabricante não conferem com as do varejista. Dessa forma, há perda do produto, pois a nota não é computada.

Uma nova empresa – com previsão de operar em setembro – vai oferecer a plataforma em nuvem. A prestação de serviços à cadeia de abastecimento tem o apoio de um Laboratório de Serviço de Qualidade de Dados, em São Paulo (SP), que conta com equipamentos avançados de medição, pesagem e qualificação de dados de produtos para atender aos mais diversos setores da indústria.

A plataforma visa padronizar as informações de cada produto, seja alimento, vestuário, aparelhos eletroeletrônicos, etc., seguindo uma norma de qualificação de dados. O sistema vai servir como um concentrador de todas essas informações, de forma que todo mundo que queira informação sobre aquele produto possa recorrer a esse cadastro único.

Os atributos de cada produto cadastrado na plataforma são definidos pela indústria. A partir daí, o banco de dados é compartilhado com distribuidores, atacado e varejistas. Assim, evita-se duplicidade de cadastros, como acontece hoje entre indústria e estabelecimentos comerciais.

De acordo com um estudo feito em parceria entre a Ernst & Young e a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em 2018, falhas operacionais foram responsáveis por 19% das perdas no varejo. Segundo a consultoria, elas poderiam ser minimizadas com técnicas de monitoramento.

O estudo "Tendências de Empresas", realizado pela GS1 Brasil em parceria com a H2R Pesquisas, revela que a qualidade dos dados de produtos fornecidos entre parceiros comerciais tem impacto direto na agilidade das vendas e entregas e na redução de custos operacionais.

Por exemplo, 26% das empresas entrevistadas no estudo afirmaram já ter tido problemas de atraso na entrega para o distribuidor ou o varejo decorrente da inconsistência nos dados de produtos. Um quarto deles também afirmaram já ter encontrado divergência entre pedido e nota fiscal, que podem acarretar problemas de logística como entregas

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