Publicidade
Início Comunicações Mobile Huawei lança o Harmony OS como alternativa potencial do Android

Huawei lança o Harmony OS como alternativa potencial do Android

0
Publicidade

Para demonstrar sua força em criar uma alternativa ao software Android, a Huawei apresentou em sua Developer Conference (HDC) na China nesta quinta-feira, 8, o novo sistema operacional distribuído baseado em micro-kernel HarmonyOS. Richard Yu, CEO do Consumer Business Group, da Huawei, disse que o sistema operacional é “completamente diferente” do Android, do Google, e do iOS da Apple. “É um sistema operacional distribuído baseado em microkernel que proporciona uma experiência suave em todos os cenários. Tem arquitetura confiável e segura e suporta a colaboração perfeita entre dispositivos. Você pode desenvolver seus aplicativos uma vez e depois implantá-los com flexibilidade em vários dispositivos diferentes.”

O Google suspendeu a licença da Huawei para Android em maio, depois que o governo dos EUA a adicionou a uma “lista de entidade” de empresas com as quais as empresas norte-americanas foram proibidas de fazer negócios.

Inicialmente, o HarmonyOS será usado para dispositivos inteligentes, como relógios inteligentes, telas inteligentes, sistemas no veículo e alto-falantes inteligentes. Yu é citado dizendo que se e quando a Huawei não puder mais acessar o ecossistema Android do Google, ela poderá implementar o Harmony OS “a qualquer momento”. Até lá, a Huawei continuará a suportar o Android.

O HarmonyOS é um sistema operacional de código aberto e, além disso, a Huawei abrirá totalmente seus Huawei Mobile Services (HMS) para desenvolvedores globais, permitindo que eles acessem rapidamente o ecossistema HMS para compartilhamento de recursos. Um outro sistema operacional também foi anunciado, trata-se do EMUI10 baseado no Android, projetado para smartphones e tablets Huawei.

Para atender aos novos requisitos do sistema operacional na era inteligente de todos os cenários da Internet das Coisas (IoT), o HarmonyOS separa os recursos de hardware dos terminais e usa barramentos de software distribuídos para conectar diferentes terminais. Isso permite que os aplicativos invoquem facilmente capacidades periféricas de hardware colaborativas e sem emendas entre os terminais. Além disso, o HarmonyOS é equipado com uma ferramenta de desenvolvimento integrada (IDE) para desenvolvimento em múltiplos terminais. O IDE permite que os desenvolvedores implementem o desenvolvimento de uma única vez para vários terminais, permitindo assim o compartilhamento do ecossistema entre eles. Alavancando o mecanismo de latência determinístico e a comunicação entre processos (IPC) de alto desempenho, o HarmonyOS resolve o problema do desempenho insuficiente do sistema. Uma arquitetura de micro-kernel e um método formal são usados para tornar-se um dispositivo de terminal mais confiável e seguro.

A tecnologia EMUI10 distribuída permite o uso em todos os cenários graças à colaboração inteligente de vários dispositivos, um processo semelhante ao uso de um dispositivo super virtual. Além disso, os desenvolvedores de aplicativos não precisam enfrentar a diversificação e a complexidade do hardware, e podem simplesmente desenvolver um aplicativo que possa ser executado em todos os terminais. O mecanismo de latência determinista impede o congelamento dos sistemas Android causado pela contenção de recursos desordenados entre tarefas em todos os níveis, garantindo uma experiência interativa estável e suave. O design de UX baseado em fator humano apresenta uma interface bonita além das palavras.

Os usuários do Huawei P30 Pro em todo o mundo serão os primeiros a testar o EMUI10 a partir de agora.

Desenvolvedores

A Huawei também lançou globalmente o serviço App Gallery Connect, ajudando os desenvolvedores a realizar operações eficientes durante todo o processo de criatividade, desenvolvimento, distribuição, operações e análises. Além disso, a Huawei atualizou seu programa “Shining Star” elevando os incentivos de 1 bilhão de yuans para 1 bilhão de dólares, expandindo o programa da China para desenvolvedores globais. A Huawei dedica-se a trabalhar com parceiros líderes do setor para estabelecer alianças de incentivo para impulsionar e apoiar desenvolvedores globais em inovação.

Nesta conferência, a Huawei anunciou que abrirá 14 tipos de capacidades HMS Core, 51 serviços e 885 APIs para desenvolvedores em todo o mundo, na esperança de construir um ecossistema inteligente para todos os cenários. Atualmente, existem mais de 43.000 aplicativos conectados ao HMS Core.

Em setembro, a Huawei lançará aplicações rápidas globalmente. Os padrões de aplicativos maduros e rápidos na China serão abertos a desenvolvedores globais para uma experiência rápida e interativa de clicar para executar sem a instalação. Mais de 5.000 serviços foram oferecidos na HUAWEI Ability Gallery no mercado chinês. Em dezembro, a HUAWEI Ability Gallery será lançada em todo o mundo, realizando uma distribuição global de serviços rápidos.

Ferramentas de desenvolvimento para IoT

Para acelerar o desenvolvimento inteligente de dispositivos que não sejam smartphones e melhorar a experiência do usuário em diferentes cenários, a Huawei lançou o pacote HiLink & LiteOS & chip, que abrange o dispositivo e a plataforma aberta, o sistema operacional e o chip do serviço em nuvem. O conjunto HiLink & LiteOS & chip ajuda a resolver as dificuldades de desenvolvimento da indústria de IoT de uma maneira completa, tornando o desenvolvimento mais simples e eficiente. A plataforma aberta HiLink implementa a descoberta automática de todos os dispositivos IoT, a conexão simples, o acesso único e o controle multi-terminal e multimodo, proporcionando a melhor experiência de associação inteligente com vários dispositivos.

O LiteOS é uma ponte entre hardware e aplicativos da IoT. O Maple JS, o exclusivo framework de programação e desenvolvimento de dispositivos IoT, tem basicamente o mesmo nível de desempenho operacional que o da linguagem de programação C, permitindo que os desenvolvedores desenvolvam rapidamente aplicativos sem serem proficientes em aplicativos incorporados. A combinação de chips HiSilicon, incluindo LiteOS, Gigahome e Honghu, proporcionará aos desenvolvedores uma otimização tecnológica subjacente para inteligência de dispositivos.

Novas tecnologias  

No HDC, a Huawei também anunciou novas tecnologias, como o uso de algoritmos de computação espacial e tecnologias de identificação de IA para construir serviços Cyberverse que integram mundos virtual e real para oferecer uma experiência visual superior. A tecnologia de comunicação 5G mmWave, a tecnologia de controle por gestos mmWave e a tecnologia de detecção de batimentos cardíacos são demonstradas com o smartphone Mate X da Huawei. O sistema de crowdsourcing é usado para coletar mapas, obter posicionamento e navegação em nível interno.

“Vamos construir ecossistemas e atrair parceiros”, disse o executivo Yu Chengdong, “O que anunciamos e demonstramos na Huawei Developer Conference deste ano estabelecerá uma base sólida para a execução de nossa estratégia de vida inteligente em todos os cenários nos próximos 5 a 10 anos.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile