Advisory reduz em até 40% os custos de licenças de uso de software

0

"Concordou e não leu, sua alma você vendeu". Há uma década esta frase que une rima e fatos surgiu quando um usuário dava aceite no termo de uso de um software, sem o mínimo cuidado em ler aquelas letras miúdas, num texto longo e cheio de parágrafos com termos jurídicos. Resultado do ENTER descuidado: um prejuízo de milhões de reais em autuações e enquadramento em ilegalidades, de forma ingênua.

Em 2020, os softwares devem ganhar mais importância ainda e representarem 18% dos investimentos das empresas da América Latina, na projeção do IDC. Estamos falando de um setor que movimentou quase R$ 64 bilhões no Brasil em 2019.

O ponto é que um software uma vez instalado, percorre labirintos praticamente impossíveis de serem gerenciados manualmente. Ao adquirir um software, o usuário não se torna proprietário dele, pois está apenas recebendo uma licença de uso. De acordo com a ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, muitos programas são comercializados para utilização em redes locais, casos em que a documentação que acompanha o software descreve as formas de instalação, de uso e o número de usuários permitido, constituindo-se violação de Direito Autoral, a utilização de versões monousuários em ambientes de rede ou a permissão de acesso aos terminais, em quantidade maior do que aquela licenciada.

Olhar todo esse escopo, de forma organizada, com o tempo acabou virando uma tarefa inglória. Uma empresa de grande porte pode ter que gerenciar milhares de licenças de uso de software, sem ter a noção completa dos riscos que envolvem um processo complexo.

Felizmente, um novo tipo de serviço vem crescendo mundialmente para preencher esta lacuna: o Advisory. As gigantes da indústria que desenvolvem software, tais como SAP, Oracle, Microsoft e IBM, sinalizaram positivamente para o movimento. Motivos não faltam. O serviço de Advisory envolve uma consultoria com visão sistêmica e preventiva, que já traz consigo um caminho viável para a operação do processo. Além de analisar e orientar o cliente no momento da contratação de uma licença de software, permite uma visão estratégica e tática de uma gestão eficaz em pontos críticos para a produtividade da empresa. Trata das políticas, procedimentos e processos de gestão de ativos de software, revisão do histórico de compras e uma gestão ampla, que pode englobar desde contratos e relacionamentos, acordos de nível de serviço, de instalação de software até o momento de descarte do mesmo.

Um inventário digitalizado e automatizado, por exemplo, permite que as licenças em uso e adquiridas sejam facilmente identificadas, bem como que a empresa tenha ciência de instalações de software não autorizados. Segundo a ABES, além disso é possível revelar também o software instalado que nunca foi utilizado (evitando desperdício e mais custos) e definir as autorizações para instalação de software.

A conformidade de licenças de software vem do contínuo monitoramento dos níveis de inventário e dos dados de comprovação de titularidade. Confiar apenas em ferramentas de rastreamento é um erro comum a ser evitado. Saber exatamente o que uma empresa possui proporciona a segurança necessária para cumprir, da maneira mais tranquila e rápida possível, as verificações de utilização eventualmente requeridas por algum fabricante, evitando penalizações.

A constante atualização de códigos, decorrente da rápida evolução tecnológica, faz com que os dados de um software instalado e rodando mudem rapidamente, levando quase sempre a grandes flutuações no resultado das reconciliações.

Um dos fatores importantes para o crescimento do serviço de Advisory em licenciamento de software está no sucesso da negociação de valores comerciais entre clientes e fabricantes. O conhecimento dos consultores nas principais práticas específicas de cada uma das grandes marcas de tecnologia, auxilia de forma determinante o adequado desenho de contrato para ambas as partes, ampliando o tempo de compromisso e mais uma vez otimizando o budget de TI de maneira significativa.

Somados os benefícios de aquisição e gestão das licenças de software uma empresa pode obter, em média, uma redução de até 40% em seus custos com o serviço de Advisory. Vale a experiência, afinal não há nada a perder, muito pelo contrário!

Jefferson Tolentino, líder de soluções de SLM da SoftwareONE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.