Publicidade
Início Notícias Inovação Azul amplia uso de realidade virtual para treinamento

Azul amplia uso de realidade virtual para treinamento

0
Publicidade

Responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia inédita em treinamento com realidade virtual no setor aéreo brasileiro, o Grupo Plan Marketing, de Novo Hamburgo (RS), entregou, em julho, a segunda etapa do projeto para a Azul Conecta. Além do simulador de cabine, que passou a ser utilizado ainda no início de 2022, foram incluídas duas funcionalidades: novos avatares e um dashboard gerencial com os dados de performance.

De acordo com o sócio do Grupo Plan, Alexandre Akira, o programa foi tornando-se mais completo na fase do desenvolvimento, onde foram identificadas possibilidades de novas aplicabilidades, o que, inclusive, superou as expectativas e qualidade de aplicação.

Entre as novidades, estão quatro avatares que representam piloto e co-piloto, ou comandante e 1º oficial, como são denominados pela Azul. Os personagens garantem a representatividade já existente no setor, com opções que representam mulheres brancas e negras, bem como homens brancos e negros. A seleção será randômica, ou seja, o próprio programa selecionará o perfil.

Outro diferencial será o dashboard (painel visual que apresenta, de maneira centralizada, um conjunto informações), no qual os instrutores do curso conseguirão cadastrar as turmas e toda a parte de dados e performance estará salva. Desta forma, a própria Azul poderá acompanhar o histórico e a evolução, tanto em grupo quanto individualmente, e poderão, até mesmo, aprimorar os processos do treinamento, identificando em quais etapas surgem as dificuldades.

Recurso inédito

A realidade virtual não é uma novidade no setor da aviação, principalmente para simuladores de voo. No entanto, o Grupo Plan Marketing buscou uma tecnologia inovadora para ajudar os pilotos a se familiarizar com o cockpit e a execução de todos os procedimentos de segurança.

“Neste projeto, utilizamos um equipamento portátil (stand alone) sem a necessidade de conectar a um computador e implementamos a função do uso do movimento das mãos ao invés de controles, deixando a experiência mais próxima do procedimento real”, explica Akira.

Além de aprimorar aspectos de segurança, o treinamento, que tem ao total 68 etapas, também possibilita otimizar o tempo nos simuladores de voos, fazendo com que os pilotos e copilotos se preocupem mais com o percurso e os procedimentos necessários, deixando o processo mais fluido.

“Além disso, os simuladores de voo são muito disputados para gastarem muito tempo na familiarização e utilização dos comandos dos checklist de segurança. Com o nosso simulador, a Azul consegue adquirir mais equipamentos e ganhar escala nos treinamentos”, destaca o sócio do Grupo Plan Marketing.

“Os resultados já notados na execução da primeira etapa são bastante positivos. Além da receptividade à tecnologia, que tem uma usabilidade muito didática e fácil de manusear, temos notado que os Tripulantes chegam mais familiarizados com a cabine de comando para as aulas no simulador”, destaca Flávio Costa, vice-presidente técnico da Azul.

“Agora com a segunda fase já em fase de produção, conseguiremos, por meio de um dashboard, avaliar e medir o desempenho dos tripulantes neste processo que antecede a programação no simulador. Conseguiremos medir quais são as etapas com mais dificuldade ou maior tempo de duração para a sua realização, por exemplo. A tecnologia desenvolvida em parceria com a Plan Marketing tem nos ajudado a otimizar os nossos treinamentos, de forma inédita na aviação comercial brasileira, e colabora ativamente com o desenvolvimento dos nossos tripulantes”, completa o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile