Publicidade
Início Blogueria Britânico perde HD com milhões em Bitcoin: saiba como armazenar com segurança...

Britânico perde HD com milhões em Bitcoin: saiba como armazenar com segurança seus criptoativos

0
Publicidade

Recentemente, o mundo ficou perplexo com a notícia do britânico James Howells que jogou no lixo um HD (hard drive em inglês) com 8 mil Bitcoins. Os criptoativos valem cerca de R? 1,1 bilhão de reais e James pediu permissão das autoridades para escavar o aterro sanitário para tentar achar o aparelho, mas por enquanto sem sucesso. Esse erro milionário nos faz refletir sobre a importância de armazenar corretamente os criptoativos, deixando-os seguros. 

Assim como a maioria das pessoas não deixa seus cartões de crédito, dinheiro e investimentos espalhados por aí e o mesmo princípio é válido para as criptmoedas. Com o preço do Bitcoin acima de R? 120 mil e do Ethereum chegando a quase R? 8 mil, as moedas digitais devem ser armazenadas para que não sejam perdidas, ou pior, roubadas. E é aí que entram as carteiras digitais, que também são conhecidas como Wallets 

O que são carteiras digitais para criptos? 

Diferentemente do dinheiro em uma conta bancária tradicional, na qual a conta possui um número e pertence a um titular, as criptomoedas não precisam de uma estrutura semelhante para serem armazenadas. As carteiras digitais funcionam como uma interface que interage com a Blockchain e são um mecanismo que permite armazenar criptomoedas e realizar transferências pelo celular ou computador. As carteiras digitais são, normalmente, um software ou um hardware que permitem um usuário guardar seu montante em criptos de forma segura e eficaz, protegendo assim suas criptomoedas. 

Como elas funcionam?
A carteira virtual, na verdade, não guarda as moedas digitais em si. Ao invés disso, armazena apenas os registros dos detalhes das transferências que trader realizou, incluindo o endereço de origem e de destino de cada uma delas. 

Neste caso, o saldo da carteira sempre se atualiza logo que o investidor fez uma transferência. A wallet é importante porque guarda a chave privada, com a qual você pode fazer transações com suas criptos. 

Tipos de carteiras 

Existem várias wallets disponíveis no mercado e com diferentes funcionalidades, fatores de segurança, conveniência, acessibilidade e disponibilidade, portanto existem carteiras melhores do que outras para diferentes propósitos. 

Hot Wallet: 

As “carteiras quentes” estão conectadas à internet 24 hors por dia. Normalmente podem ser instaladas no celular (que tambmbém pode ser chamada de mobile wallet) ou no computador. Com uma carteira virtual quente, o trader pode realizar trades de criptomoedas. Na maior parte das vezes, a hot wallet é um aplicativo no qual o trader tem acesso aos seus ativos e quanto pode negociá-los (na compra ou na venda). É quase como um app de um banco. 

A vantagem desse tipo de carteira é que dá para fazer as negociações do dia a dia, como comprar algo em lojas físicas ou virtuais (se os estabelecimentos aceitarem criptomoedas como pagamento), pagar contas e comprar ou vender criptomoedas de forma praticamente instantânea. 

Cold Wallet (Carteira Fria)
No caso das “carteiras frias”, é possível traçar um paralelo com as poupanças. Por não estarem conectadas à internet, é preciso usar dispositivo físico, como pen drive, que será plugado ao computador quando for preciso usá-lo. Desta forma, é bem mais seguro, pois a invasão de hackers se torna mais difícil. As cold wallets também são conhecidas como paper twallets e, como o próprio nome diz, é uma carteira de papel, ou seja, ela é física, podendo ser escrita literalmente em papel em uma forma de códigos QR.

Geralmente elas são utilizadas para armazenar uma grande quantidade de dinheiro que não será movimentada com frequência. A paper wallet teria sido uma boa opção, por exemplo, para o britânico armazenar suas mais de 8 mil bitcoins. Como a grande maioria dos ataques de hackers é realizada pela internet, as paper wallets são ótimas alternativas para dar mais segurança aos investidores. O funcionamento de uma carteira de papel pode ser aplicado a qualquer criptomoeda que utilize uma Blockchain ou uma tecnologia similar. 

Web wallet: esse tipo de hot wallet fica armazenada na nuvem e pode ser acessada por meio de qualquer dispositivo que se conecte a uma página web. São mais fáceis e simples de serem utilizadas, mas menos seguras, já que armazenam as chaves privadas do usuário no servidor da carteira, ou seja, o controle dos fundos não está diretamente com o usuário, estando mais suscetível a ataques de hackers e roubos. 

Outra vantagem das wallets é que elas permitem o armazenamento de várias criptos com um par de chaves para cada criptomoeda. Além disso, as carteiras digitais aceitam o backup, ou seja, é possível restaurar os criptoativos armazenados. Porém, o investidor precisa guardar muito bem as palavras de recuperação, ou seed words, já que elas são responsáveis pela realização do backup dos ativos. Se o usuário perder seu celular com sua Mobile Wallet ou sua Paper Wallet for destruída, por exemplo, ele conseguirá recuperar facilmente com essas palavras de backup. 

Desktop: é um software baixado e instalado no computador do usuário que não é acessível pela Internet, ou seja, só pode ser utilizada no computador onde o software está instalado. Esse software deve ter acesso à Internet para conseguir entrar na carteira e realizar as transações de criptomoeda. Se o computador onde o software está instalado sofrer ataques de hackers, os fundos da carteira podem ser comprometidos. 

Os traders têm perfis diferentes e investimentos variados, portanto, é crucial identificar qual wallet são ideais para suas necessidades. Além disso, os investidores devem escolher muito bem qual exchange eles irão utilizar para realizar o trading de seus criptoativos: ela deve ser de confiança, com solidez no mercado, acessível, com preços justos e boas taxas. Existem inúmeras empresas no mercado, uma delas é a NovaDAX, uma das maiores exchanges brasileiras relacionada a criptoativos que possui o maior número de pares com BRL do mercado e conta com um portfólio diversificado com mais de 150 criptomoedas. 

As carteiras digitais proporcionam uma maneira mais segura, prática e fácil de lidar e armazenar criptomoedas. O fato é que é eu não consigo viver sem as minhas carteiras digitais: segurança e praticidade são essenciais para que acidentes milionários como o ocorrido com o britânico não aconteçam com outros traders. E você, já escolheu a sua carteira e exchange. 

César Felix, gerente de Customer Experience da NovaDAX. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile