Serasa Experian calcula que open banking irá injetar R$ 94 bi em crédito para pessoas físicas em cinco anos

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O compartilhamento de dados bancários dos clientes, mediante consentimento, entre instituições financeiras, o chamado Open Banking, pode movimentar em cinco anos o equivalente a R$ 94 bilhões em linhas de crédito para pessoas físicas.

A estimativa é da Pesquisa Impactos do Open Banking no Mercado de Crédito realizada pela Serasa Experian. Os especialistas analisaram a possibilidade da inserção de novos consumidores (Pessoa Física) no mercado de crédito, levando em conta os dados compartilhados via Open Banking e informações presentes no cadastro positivo (lista de pessoas com compromissos financeiros em dia).

O levantamento mostra ainda que o setor de financiamento imobiliário pode ser o mais beneficiado, com R$ 30,4 bilhões a mais no período de cinco anos.

Em 2021, foram disponibilizados pelas instituições financeiras R$ 815,2 bilhões em linhas de crédito para a compra de imóveis. Com o Open Banking, o aumento pode ser de 3,7% para o mercado imobiliário no período de cinco anos, diz o especialista.

Segundo o estudo, os dados de Open Banking, transformados em análises acuradas, ampliam a probabilidade de os consumidores terem acesso a um crédito imobiliário, além de beneficiá-lo com uma análise mais rápida e menos burocrática.

Segundo a Serasa Experian, além do setor imobiliário, os segmentos que devem registrar maior impacto no volume de crédito, até 2026, são de crédito consignado (R$ 18,1 bilhões extras), crédito rural (R$ 12,3 bilhões) e cartão de crédito (R$ 11,9 bilhões).

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central, com a movimentação de contas bancárias a partir de diferentes plataformas, não apenas pelo aplicativo ou site do banco como, por exemplo, o Cadastro Positivo.

Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam o histórico financeiro dos clientes.

Com acesso aos dados dos usuários, elas podem fazer ofertas de produtos e serviços como empréstimos, por exemplo, para clientes de seus concorrentes, com tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.

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