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Estudo mostra que velocidade das mudanças tecnológicas afeta qualidade das aplicações

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A Capgemini  e a Sogeti, sua divisão de serviços profissionais, divulgam os resultados da 7ª edição do World Quality Report (Relatório Mundial sobre Qualidade). Publicado em parceria com a HP, o estudo anual avalia o nível de qualidade das aplicações e testes em diversos setores e regiões.

O relatório deste ano revela que as organizações estão valorizando mais a garantia da qualidade e os testes devido à velocidade da transformação digital, que está contribuindo para o aumento do número de novas aplicações, afetando suas operações. Este ponto foi considerado um obstáculo pelas empresas entrevistadas, uma vez que 55% das empresas identificaram ‘‘a mudança rápida da funcionalidade das aplicações’’ como sendo o maior desafio.

Como tentativa de obter controle sobre a introdução de novas aplicações, o estudo mostra um aumento de 9% das verbas de TI destinadas aos testes e garantia da qualidade em relação ao mesmo período do ano anterior. Deste montante, quase metade (49%) é dedicada à manutenção, cujo foco é tentar garantir que as aplicações sejam adequadas ao negócio. Já os gastos com novos projetos transformacionais caíram 1%, à medida que as empresas começam a direcionar seus investimentos para lidar com a transformação contínua das aplicações.

Gerar uma experiência positiva

O Relatório Mundial sobre Qualidade deste ano mostra que as organizações continuam investindo na segurança da integridade dos seus sistemas, com 81% tendo citado este item como sendo o principal motivo para a realização de testes. O aumento da consciência em relação à segurança é impulsionada pela transformação digital, e os testes de segurança se tornaram essenciais para muitas corporações. No entanto, o papel da experiência do cliente é agora quase tão importante para as empresas, com 79% identificando isso como uma questão fundamental para a garantia de qualidade dos testes. Isso representa uma grande mudança para as aplicações e testes , que perceberam a importância cada vez maior de fornecer uma experiência consistente e contínua ao cliente sempre que eles interagirem com a empresa.

“O Relatório Mundial sobre Qualidade deste ano mostra que vivemos em um mundo que muda rapidamente, no qual a experiência do cliente e a flexibilidade são tão importantes quanto acompanhar a transformação digital usando Agile QA e DevOps. Hoje vemos que as organizações estão investindo fortemente em ambientes e dados de testes, priorizando a automação total de todos os ecossistemas. Porém, elas devem evoluir para um ciclo de vida integrado e inteligente de automação e ecossistema de testes, que possa gerar sinergia no que diz respeito à garantia do negócio”, observa o vice-presidente sênior e líder da linha global de serviços de teste da Capgemini, Govind Muthukrishnan.

Ciclos de vida mais curtos exigem maior agilidade

O levantamento deste ano também revelou que, com o aumento dos gastos em atividades de teste e garantia, uma parcela maior do orçamento é dedicada aos princípios DevOps e Agile, sendo que mais da metade (59%) dos entrevistados afirmaram que pelo menos metade dos projetos da organização usam princípios DevOps e 47% usam ambientes virtuais de teste. Enquanto as organizações tentam modernizar suas práticas e procedimentos de testes, elas também precisam lidar com os ciclos de vida cada vez mais curtos de programas e aplicações, que estão causando um aumento da demanda por testes de hardware e infraestrutura: um aumento de 5% desde 2014, para 38%. No entanto, apesar da queda dos gastos com novos projetos transformacionais (- 1%), quase uma em três empresas (29%) pretendem desenvolver Centros de Excelência em Testes (TCoE) nos próximos dois anos.

Novos cargos estão sendo criados para atender à demanda por testes

A maturidade do mercado de garantia de qualidade de testes tem feito com que a função se torne uma operação de negócio crítica. Como um número cada vez maior de organizações tem adotado o DevOps e o Agile, vários cargos estão sendo criados para acompanhar a importância e o tamanho do mercado. Cargos que nunca existiram antes, como engenheiros de teste para desenvolvimento de software, estão surgindo, e a demanda por essas posições deve aumentar, à medida que garantia da qualidade se tornar uma área mais essencial para as operações das organizações.

“As disrupções tecnológicas, como a Internet das Coisas (IoT), big data e mobilidade, estão levando a transformações de negócios mais rápidas do que nunca. As empresas precisam mudar rapidamente para permanecerem à frente, competir e se adaptar ao novo estilo de fazer negócios”, diz o vice-presidente sênior e gerente geral de gestão de fornecimento de aplicativos da HP Software, Raffi Margaliot. “A pesquisa deste ano destaca o quão rápido os líderes de TI estão respondendo a essas megatendências, que têm mudado rapidamente nossa indústria, e o que eles estão fazendo para atender à demanda sem comprometer a qualidade das aplicações e a experiência do usuário”, complementa o executivo.

Metodologia da pesquisa

O Relatório Mundial sobre Qualidade 2015, que teve neste ano 1.560 entrevistados de 32 países, é o único documento global para qualidade de aplicações. A pesquisa tem sido produzida anualmente desde 2009. Agora na sua 7ª edição, o levantamento de 2015 adotou uma metodologia híbrida de coleta de dados, utilizando entrevistas tanto via telefone como pela web. Baseado na análise das respostas de cinco grupos de entrevistados (CIOs, vice-presidente de aplicações, diretores de TI, gerentes de qualidade / testes e CDOs / CMOs), o relatório entrevistou executivos de todo o mundo por meio de questões quantitativas seguidas de discussões qualitativas altamente imersivas.

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