Publicidade
Início Serviços Gerenciamento RFID é utilizado para rastrear mudas e sementes

RFID é utilizado para rastrear mudas e sementes

0
Publicidade

A preservação dos biomas do Brasil também depende da confiabilidade das mudas e sementes. No Congresso Brasileiro de Sementes, promovido pela Associação Brasileira de Sementes (Abrates), entre os dias 14 e 17 de setembro na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, o projeto Semeando o Bioma Cerrado vai apresentar um sistema pioneiro de utilização da radiofrequência para a identificação e a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva de sementes e mudas florestais.

O coordenador do Semeando o Bioma Cerrado, José Rozalvo Andrigueto, adianta que o setor vai conhecer um sistema pioneiro de utilização da radiofrequência. O modelo permite que, por meio de um micro chip implantado em uma “nail tag”, com o formato de uma tachinha, e de uma “plant tag”, ao fazer a marcação de árvores matrizes sejam incluídas informações que serão transmitidas até às mudas que são comercializadas nos viveiros.

Semeando o Cerrado

O Projeto Semeando o Bioma Cerrado atua há quatro anos na manutenção, preservação e na recuperação de áreas degradadas do Cerrado. O Projeto é da Rede de Sementes do Cerrado e já georreferenciou 6.936 árvores matrizes para a produção de sementes, demarcou 115 Áreas de Coleta de Sementes (cerca de 1.150 hectares como área preservada), capacitou tecnicamente 1.308 pessoas para produzir sementes e mudas florestais nativas em condições ambientalmente corretas, economicamente sustentáveis e em conformidade com a legislação vigente.

O Semeando atua no Distrito Federal e também nos municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Barro Alto, Pirenópolis, Goianésia, Ceres, Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Goiânia. No Mato Grosso, os municípios em que o Projeto está presente são Sinop, Sorriso e Cláudia, incluídos por situarem-se na zona de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile