Publicidade
Início Serviços Case Assembleia Legislativa do Espírito Santo moderniza estrutura de TI

Assembleia Legislativa do Espírito Santo moderniza estrutura de TI

0
Publicidade

A Aruba, uma empresa da Hewlett-Packard Enterprise, foi escolhida para fornecer soluções para modernização da infraestrutura de TI da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES).

“A Assembleia passa por um processo de transformação digital que inclui convergência de todas as suas áreas. Estamos acompanhando as tendências mundiais e somos, no Brasil, pioneiros em muito do que fazemos. E é um orgulho muito grande para todos nós estarmos sintonizados com tudo de mais novo que surge no mercado mundial”, afirma Erick Musso, presidente da ALES.

O projeto incluiu a atualização da rede LAN e WLAN (rede local com e sem fio) da instituição, proporcionando melhor performance e garantindo, assim, maior produtividade no dia a dia da Casa legislativa. Além disso, usuários internos e visitantes têm acesso à internet e aos recursos de rede mais rápidos e seguros.

A ALES opera com um modelo de infraestrutura física mutável em que ocorrem reposicionamentos de salas e gabinetes ao longo do ano. “As soluções Aruba nos trazem um conforto para poder realizar essas mudanças e conectar novamente as estações de trabalho sem a necessidade de cabeamento estruturado e custos adicionais. A forma é bem simples, com conexão via access points”, explica Dorimar Mandatto, diretor de Tecnologia da Informação da ALES.

Inicialmente, o acesso era previsto somente para aos cerca de 400 servidores da Assembleia. Porém, a modernização passou a trazer vantagens também à comunidade, que passou a ter acesso gratuito à internet dentro das dependências da instituição por meio do projeto ALES CIDADÃO. “Após a implementação do novo modelo de auto acesso, pudemos perceber a capacidade e robustez das soluções Aruba. Além disso, tínhamos a percepção da grande necessidade de conexão do público externo, que entendemos também fazer parte desta Casa. Diante deste cenário, entendemos que a ampliação do sinal para áreas externas traria benefícios para nosso cidadão com acesso à internet de forma segura e simples”, afirma Mandatto.

Com o início do projeto em modelo de PoC (prova de conceito), foi percebido um aumento significativo para quase 2 mil usuários externos por dia. “Esse número de acesso à rede ALES CIDADÃO nos faz acreditar que estamos indo no melhor caminho, que é oferecer internet gratuita e com segurança da informação à população”, continua Mandatto. “Uma curiosidade para nós da TI foi o crescimento de acessos no período noturno no entorno da Assembleia. Entendemos que apesar de não ser horário de trabalho, existe demanda de pessoas que precisam utilizar a internet a qualquer momento. Com isso, tivemos o posicionamento de ampliar nosso sinal e viabilizar o acesso para o cidadão se manter conectado”.

A implementação teve início no primeiro trimestre de 2018, incluindo a utilização de switches Aruba 5900 e 2930M, que são fáceis de implantar e provisionar e contam com ferramentas avançadas de gestão, controladora de mobilidade wireless 7205, access points wireless Aruba IAP-325, que fornecem a melhor conectividade e experiência de usuário, além da plataforma de software de gerenciamento Aruba IMC Enterprise e o Aruba AirWave, que permite visibilidade granular para redes com fio e sem fio e é a única plataforma de gerenciamento desenvolvida para dispositivos e aplicativos móveis.

“Estamos bem satisfeitos com a aquisição da solução Aruba e pretendemos ampliar essa parceria ao longo dos anos para subir toda a nossa infraestrutura para rede sem fio. Atualmente, também estamos avaliando a integração com uma solução de captive portal”, conclui o diretor de Tecnologia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile