Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Check Point revela falha de segurança que deixa smartphones Android vulneráveis a...

Check Point revela falha de segurança que deixa smartphones Android vulneráveis a ataques de phishing por SMS

0
Publicidade

A Check Point Research, a divisão de Threat Intelligence da Check Point Software Technologies Ltd., acaba de revelar uma falha de segurança nos telefones com sistemas operacionais Android da Samsung, Huawei, LG e Sony, que deixa os utilizadores vulneráveis a ataques de phishing.

Os telefones Android afetados utilizam o provisionamento over-the-air (OTA), pelo qual cada operadora de redes móveis pode disponibilizar funcionalidades de rede específicas a um novo telefone que adira às suas redes. No entanto, a Check Point Research descobriu que o padrão de mercado para o provisionamento OTA, o Open Mobile Alliance Client Provisioning (OMA CP), inclui métodos de autenticação limitados. Agentes remotos podem explorar esta fraqueza para se passarem por operadoras de rede e enviar mensagens OMA CP falsas para os utilizadores. A mensagem engana os utilizadores ao aceitarem configurações maliciosas que podem, por exemplo, direcionar o seu tráfego de internet através de um servidor de proxy controlado pelo atacante.

Os investigadores determinaram que certos telefones Samsung são mais vulneráveis a este tipo de ataque de phishing por não terem um processo de certificação de envio para emissores de mensagens OMA CP. O utilizador só precisa de aceitar o CP e o software malicioso será instalado de imediato sem que o emissor necessite de provar a sua identidade.

Os telefones Huawei, LG e Sony têm uma forma de autenticação, mas os hackers precisam apenas da IMSI (International Mobile Subscriber Identity) do destinatário para “confirmar” sua identidade. Os invasores podem obter o IMSI de uma vítima de várias maneiras, incluindo a criação de um aplicativo Android não autorizado que lê o IMSI de um telefone após a instalação. O invasor também pode ignorar a necessidade de um IMSI enviando ao usuário uma mensagem de texto se passando por operadora de rede e pedindo que ele aceite uma mensagem OMA CP protegida por pinos. Se o usuário digitar o número PIN fornecido e aceitar a mensagem CP do OMA, o CP poderá ser instalado sem um IMSI.

“Dada a popularidade dos dispositivos Android, é uma vulnerabilidade crítica que deve ser tratada”, disse Slava Makkaveev, pesquisador de segurança da Check Point Software Technologies. “Sem uma forma mais forte de autenticação, é fácil para um agente mal-intencionado iniciar um ataque de phishing por meio de provisionamento aéreo. Quando o usuário recebe uma mensagem de CP do OMA, ele não tem como discernir se é de uma fonte confiável. Ao clicar em “aceitar”, é possível que eles deixem um invasor entrar no telefone”.

Os pesquisadores divulgaram suas descobertas aos fornecedores afetados em março. A Samsung incluiu uma correção referente a esse fluxo de phishing na versão Security Maintenance Release de maio (SVE-2019-14073), a LG lançou a correção em julho (LVE-SMP-190006) e a Huawei planeja incluir correções de interface do usuário para o OMA CP na próxima geração de smartphones da série Mate ou da série P. A Sony se recusou a reconhecer a vulnerabilidade, afirmando que seus dispositivos seguem a especificação OMA CP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile