Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Inteligência artificial e analytics vão reinventar o setor de energia, afirma executivo...

Inteligência artificial e analytics vão reinventar o setor de energia, afirma executivo da Minsait

0
Publicidade

O potencial positivo de ferramentas como inteligência artificial e advanced analytics é cada vez mais evidente em diferentes setores. De acordo com a Minsait, empresa da Indra com foco em transformação digital, o setor elétrico deve ser o próximo a aderir a essa “onda”, obtendo benefícios significativos a partir do uso delas.

“O setor de energia está exposto hoje a uma maior concorrência, que inclui novas empresas, muitas delas do mundo digital, bem como aumento das pressões ambientais e riscos em áreas como a segurança cibernética, fraude ou segurança física dos ativos “, afirma Leonardo Benitez, diretor de Energia e Utilities de Minsait.

Para sanar esse problema, é necessário agir. De acordo com o especialista, as novas tecnologias têm capacidade de melhorar a prevenção de falhas a partir da coleta de informações de sensores. Agrupados com visão artificial e tecnologia Digital Twin, as ferramentas auxiliam a compreender melhor o perfil dos clientes – o que pode ajudar a melhorar as margens e otimizar o desenvolvimento produtos e serviços.

Hoje, a Minsait já desenvolve projetos nesse sentido a partir da Onesait Platform, plataforma digital com IoT, Big Data e análise avançada. “Em suma, eles incorporam e analisam informações de vários sensores, sistemas e serviços, a fim de tomar melhores decisões e proporcionar respostas a incidentes detectados em tempo real, além de simular possíveis cenários de crise. O uso de machine learning melhora a eficiência na operação de geração renovável e detecção automática de vazamento em gasodutos, utilizando dados das redes de transporte de gás”, afirma a companhia.

Um projeto referência nesse sentido é o HEADS (Hydrocarbon Early Automatic Detection System), aplicado para a detecção precoce de vazamentos de petróleo no mar, aumentando a segurança das instalações, tanto para plataformas offshore como terminais marítimos. Este sistema já é utilizado na Espanha e América Latina.

Além dos benefícios a serem obtidos na operação, as novas tecnologias também ajudam nos escritórios das companhias. “Ao otimizar o processamento e análise de grande quantidade de informações, é possível melhorar os processos de negócios e a tomada de decisões, além de contribuir na redução dos riscos de fraude”, finaliza a companhia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile