Publicidade
Início Blogueria Quem paga a conta de um ransomware?

Quem paga a conta de um ransomware?

0
Publicidade

Notícia publicada no jornal New York Times em agosto relata a experiência de Brian Hawkins, ex-diretor de TI de Lake City, na Flórida. Após um bem-sucedido ataque criminoso aos computadores da cidade, que se viu forçada a pagar um resgate de quase meio milhão de dólares para voltar a ter acesso aos seus dados, ele foi culpado pelo vazamento e despedido

Brian então decidiu ir aos tribunais, alegando que ter informado ao empregador, quando assumiu o seu cargo, da necessidade de implementar uma proteção mais adequada para o sistema. A administração da cidade tinha outras prioridades e não realizou o investimento. Agora, caberá à Justiça determinar quem é o culpado pelo vazamento das informações sensíveis desta comunidade de 12.000 habitantes.   

Em sua defesa, Brian argumentou que ao assumir o posto identificou vulnerabilidades e sugeriu a compra de um custoso sistema de backup baseado na nuvem. A municipalidade achou que o investimento não era prioritário e, quando todo o sistema saiu do ar em poucas horas, era o momento de encontrar um único culpado.

Qualquer que seja a decisão final do processo, não há ganhadores, exceto os hackers que atingiram seu objetivo.  Perderam os consumidores, que viram seus dados sensíveis caírem nas mãos de criminosos, o executivo da área de TI, que teve sua reputação comprometida e, principalmente, o departamento municipal responsável pela guarda das informações dos habitantes, que sem dúvida falhou em proteger os dados dos moradores da cidade.  E o que é mais lamentável, existem soluções no mercado de proteção e de disponibilidade de dados que conseguem entregar segurança a um preço extremamente acessível, ainda mais se comparado aos valores pagos em resgates em crimes desse tipo.

Com a entrada em vigor no Brasil, em agosto do ano que vem, da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) as empresas passarão a ter uma responsabilidade legal muito maior no caso de ocorrência de vazamentos de dados, com as multas variando entre 2% do faturamento do ano anterior até R$ 50 milhões, passando ainda por penalidades diárias. Porém, como prova o caso da municipalidade de Lake City, o importante é não deixar que o vazamento ocorra, protegendo os dados sensíveis através da adoção de uma solução que também permita a rápida volta do sistema ao ar após um incidente como esse.

Tomar todas as precauções para que os criminosos não alcancem seus objetivos é uma obrigação tanto da empresa como do responsável pela segurança da área de TI. Após um ataque bem-sucedido, capaz de sequestrar todos os dados de um sistema e comprometer totalmente a sua operação, é muito tarde para identificar culpados. Quem pagou a conta do ransomware nesse caso? Todos os envolvidos: empresa, responsável pela TI e todos os seus clientes.

Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile