Publicidade
Início Blogueria Ser digital: como e por que os CIOs estão se reinventando para...

Ser digital: como e por que os CIOs estão se reinventando para uma nova era

0
Publicidade

Não é de hoje que empresas de todos os tamanhos, de diferentes setores, estão se esforçando para se transformar na era digital. O objetivo é dar velocidade à organização em seu processo de tomada de decisão, melhorar a agilidade operacional e entregar inteligência de mercado para criar produtos diferenciados, resultando na melhor experiência e satisfação de clientes e funcionários.

Apesar de muitos CEOs guiarem sua organização rumo à transformação digital, incluindo o estabelecimento de estruturas de CMO e CDO, ainda veem na figura do CIO o responsável pela entrega dessa transformação ou, pelo menos, como coordenador dos diferentes esforços em toda a empresa. Mas, apesar desse voto de confiança, muitos CIOs sentem que não estão recebendo apoio suficiente do CEO e do conselho de diretores para tomar iniciativas digitais.

Essa falta de apoio prejudica o CIO em relação a demonstrar a capacidade transformadora e melhorar o desempenho dos negócios. Além disso, também impede o desenvolvimento pessoal e profissional do CIO.

Para ter sucesso na era digital, os CIOs devem focar em quatro elementos essenciais:

Liderança: o CIO deve desempenhar um papel importante na definição de estratégias da organização e em sua execução. Caso isso não ocorra, será um grande desafio atingir a promessa do digital de fazer mais rápido, menos caro e mais produtivo, tanto internamente (por meio de silos funcionais) quanto externamente (com clientes e parceiros).

Prontidão organizacional e financeira: o sucesso do CIO normalmente começa com uma profunda compreensão dos custos do programa digital e formas de medir o retorno do investimento. Para ter sucesso em um mundo que se move à velocidade do digital, os CIOs devem olhar para além do planejamento anual e encontrar maneiras mais convenientes e eficazes para alinhar a TI com os objetivos digitais da empresa.

Propriedade da estratégia digital: o CIO deve estar preparado para cultivar e articular uma estratégia digital que seja consistente, alinhada com os objetivos de negócio e claramente compreendida por toda a organização. Isso não será fácil, já que o papel tradicional do CIO dependeu mais de uma mentalidade de engenharia do que do conhecimento de marketing e competências de comunicação.

Tecnologia: a organização de TI deve cumprir um mandato duplo: construir e implantar as tecnologias fundamentais necessárias para a organização atingir os objetivos de negócio (além de manter as luzes on), e servir como plataforma para o desenvolvimento de soluções que estimulem inovação em negócios digitais.

O papel dos CIOs vem se ampliando para além do tradicional “dono” de TI. A transformação e aplicação digital já migrou do “good” para o “must have”. O CIO é agora um elemento-chave na contribuição para a estratégia do negócio, e vem gastando mais tempo alinhando a estratégia digital com as necessidades de negócio e aumentando a quantidade de tempo que gasta na colaboração interfuncional para desenvolver e dirigir iniciativas digitais na organização. Além disso, o CIO também está se tornando mais voltado para o lado externo, engajando-se com clientes, parceiros e fornecedores.

Mais que responsável pela informação e tecnologia (Chief Information Officer), o CIO deve servir agora como um diretor de influência (Chief Influence Officer), que colabora e mantém excelentes relações de trabalho com outros líderes empresariais, e como diretor de inclusão (Chief Inclusion Officer), que promova uma cultura aberta e inovadora. Ele ou ela deve ser um evangelista de TI que defenda o papel da TI na estratégia digital e transformação de negócios, atuando como agente de mudança em liderar uma jornada digital e transformar a cultura empresarial.

Roberto Wik, diretor de Indústrias e Varejo da Cognizant no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile