5G: avanço e oportunidade para o futuro dos negócios

0

O 5G chegou ao Brasil, com as primeiras redes comerciais sendo oferecidas nas maiores cidades do País. Mas o que isso significa, de verdade? De imediato, significa que teremos acesso mais rápido à Internet, ao menos para quem já possui um smartphone compatível com a nova tecnologia. Mais importante do que o ganho atual, no entanto, é o que essa transformação pode representar para o nosso futuro. Em tempos cada vez mais exigentes, a evolução das conexões tem tudo para marcar o início de uma nova era de oportunidades para o uso inteligente da tecnologia em nossas cidades e empresas.

Afinal de contas, não há dúvidas de que a Internet móvel de quinta geração representa a porta de entrada para o desenvolvimento de uma nova gama de soluções que ajudarão a acelerar a transformação digital nas organizações e, do mesmo modo, permitirão a revolução completa da experiência dos clientes.

Quer um exemplo? Pense, então, nos ganhos que as companhias terão quando o 5G estiver plenamente disponível para o uso no dia a dia de suas operações, com sensores e sistemas altamente conectados. Estamos falando de uma enorme oportunidade para ampliar a inteligência das fábricas e melhorar a capacidade de resolver questões como gerenciamento remoto, previsibilidade de estoques, gestão de produção e muito mais.

São pontos como esses que têm levado à expansão dos investimentos globais em torno das aplicações e soluções específicas para a nova geração de Internet móvel. De acordo com projeções do Gartner, a indústria relacionada ao 5G deverá movimentar cerca de US$ 8,1 bilhões em 2020 – o que é praticamente o dobro do registrado no ano passado, mesmo com os impactos provocados pela pandemia.

Evidentemente, a grande parte dos gastos com essa tecnologia ainda está concentrada na Ásia e nos Estados Unidos. Ainda assim, especialistas indicam que a necessidade imposta pela crise deverá fazer com que esse movimento de evolução digital seja expandido rapidamente também em mercados mais emergentes, como o Brasil.

Nesse cenário, temos de avaliar com destaque o crescimento das aplicações de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things, em inglês) e o avanço do uso da Inteligência Artificial (IA). Com a nova conexão móvel, essas tendências tecnológicas deverão se tornar ainda mais efetivas e trazer maior visibilidade às operações, acelerando a automação de processos e a análise de dados como arma para a melhora contínua da eficiência operacional de seus negócios.

Não por acaso, uma recente pesquisa da EY indicou que quase 70% dos líderes da área de telecomunicações acreditam que as redes 5G, o IoT e a Inteligência Artificial serão os principais propulsores da transformação digital nas empresas na próxima década. O que está em jogo, cada vez mais, é a capacidade de tornar tudo mais ágil e assertivo

Com maior velocidade e eficiência, as companhias poderão ascender a uma nova era de digitalização, incluindo a adoção de serviços específicos para o aprimoramento de suas operações. Dessa forma, devemos ver um crescimento dos negócios XaaS (Everything as a Service, em inglês), com serviços customizados para o atendimento das empresas. O objetivo será potencializar a rede de sensores e sistemas instalados gerando mais rentabilidade e eficiência aos negócios.

Vale destacar que, ainda de acordo com pesquisas globais, deveremos atingir quase 50 bilhões de dispositivos conectados até 2023 – contra aproximadamente 3,5 milhões em 2020. Ou seja, em curto prazo, estaremos diante de uma malha hiperconectada, que incluirá desde carros autônomos até equipamentos domésticos e sensores de automação industrial. E nesse contexto, temos de dizer, muito em função do avanço do 5G e do desenvolvimento de serviços e produtos de nova geração.

Isso significa que o 5G representará uma oportunidade para acelerar a transformação das fábricas, levando inteligência às produções, e para apoiar as companhias no trabalho de oferecer melhores experiências a seus consumidores, agregando mais agilidade e dinamismo aos contatos e às ofertas de conteúdo, entre outros. A quinta geração da conexão móvel será o ponto de partida para a aplicação de mudanças de impacto.

Também representará, certamente, novos desafios, como a necessidade de se aumentar a cibersegurança e de se melhorar a infraestrutura por trás das empresas. Contudo, essas alterações valerão a pena. Com o apoio dos parceiros certos e da mentalidade voltada à inovação, as companhias têm muito a ganhar com o 5G – em uma jornada que está apenas começando.

Sandra Maura, CEO da TOPMIND.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.