De acordo com o novo Estudo de Maturidade Digital das Pequenas Empresas 2020, realizado em oito países pela IDC a pedido da Cisco, a digitalização de pequenos negócios pode somar US$ 9 bilhões ao PIB do Brasil até 2024. Considerando empresas de todos os países estudados, que são Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Chile, Reino Unido, Alemanha e França, a economia global poderia crescer US$ 2,3 trilhões no mesmo período. Juntas, essas oito economias também podem ter um incremento de 5,5% e gozar de uma taxa de crescimento 42% mais rápida graças à maior digitalização de pequenas empresas.
Segundo a IDC, como as pequenas e médias empresas (PMEs) são um dos motores do crescimento na América Latina e representam mais de 80% dos empregos, os fornecedores que encontrarem formas de oferecer serviços e suporte para esse bloco de empresas de uma maneira eficiente serão os líderes.
A pesquisa também estabeleceu parâmetros para avaliar com clareza as capacidades atuais das pequenas empresas e saber onde estão em um índice de quatro estágios – que vai de Digital Indifferent, no primeiro estágio, até o Digital Natives, o mais avançado. Metade das empresas brasileiras se encontram no estágio inicial, o que coloca o país na 18ª posição no ranking de maturidade digital das pequenas empresas.
A IDC também destaca que a pandemia de covid-19 exacerbou a desigualdade digital que já estava presente no mercado de pequenos negócios e está forçando as empresas a acelerar sua digitalização. Segundo a consultoria, elas perceberam que a digitalização não é mais uma opção, e sim uma questão de sobrevivência.
Para os pequenos empresários, entre as áreas mais impactadas pela covid-19, estão estilos de trabalho (14%), fluxo de caixa (14%), produção de vendas (13%) e produção (13%). Contudo, 96% das pequenas empresas dizem que a nova doença tornou seus negócios mais dependentes da tecnologia.
Outro dado importante é referente à digitalização futura do negócio, sendo que 81% creem que a covid-19 acelerará a digitalização de seus negócios. Mas para 79%, esta aceleração se dará no patamar entre 11%-50%. Além disso, 62% das pequenas empresas acreditam que a digitalização de negócios é fundamental para sua organização se tornar mais resiliente no futuro. Os pequenos empresários também estão reconhecendo o papel da digitalização na sua competitividade: 67% dizem que o principal motor para se transformar digitalmente é trazer novos produtos e serviços para o mercado, distanciar-se da concorrência e crescer.
Os entrevistados brasileiros também responderam sobre os principais desafios para digitalizar seus negócios, entre eles estão: a resistência cultural à mudança (18%), escassez de talentos e habilidades dentro da organização (17%) e falta de tecnologias necessárias para viabilizar a transformação digital (12%).
Por fim, os principais investimentos em soluções tecnológicas que as pequenas empresas farão nos próximos 18 meses incluem soluções para ajudar os funcionários a trabalhar remotamente e/ou automatizar processos principais (44%), tecnologias digitais para melhorar as vendas online (44%) e uma estratégia digital que os ajudará a navegar na crise com metas claras (42%).
[…] , Mauricio Claver-Carone, na última semana. Maurício, na verdade, citou uma pesquisa lançada pelo IDC no ano passado. De acordo com este estudo, se considerando a digitalização das PMEs dos Estados Unidos, Canadá, […]