A Visa lançou um serviço chamado Visa Smarter Stand-in Processing (Smarter STIP), que utiliza inteligência artificial (AI) em tempo real para ajudar as instituições financeiras a gerenciar as autorizações de transações enquanto seus sistemas estiverem interrompidos. Usando tecnologia de aprendizado profundo (deep learning) para analisar transações passadas, o Smarter STIP toma decisões baseadas em informações, aprovando ou negando transações em nome dos emissores quando seus sistemas estiverem fora do ar.
O novo serviço Smarter STIP da Visa complementa a versão existente do serviço (STIP) usando tecnologia de aprendizado profundo para analisar as transações passadas do portador de cartão. Assim, a decisão tomada baseia-se em informações exclusivas derivadas do comportamento de compra passado do portador do cartão. Com essa inteligência extra, a Visa consegue decidir se aprova ou não uma transação no lugar do emissor, refletindo de forma muito próxima o próprio processo decisório do emissor – o que pode diminuir as transações negadas em até 50%, dependendo do portador de cartão.
O serviço Smarter STIP estará disponível em outubro de 2020. A empresa afirma que esta é a primeira de uma série de inovações baseadas em AI que serão implementadas na VisaNet, a rede global de processamento da Visa.